Skip to main content

Com auditório lotado, em evento, com coquetel e palestras, que celebrou o Dia Internacional da Mulher, a ABPI inaugurou, ontem, 05, sua nova sede, no Rio. Em ambiente renovado por uma ampla reforma, em estilo moderno e clean, os participantes do encontro, na grande maioria mulheres, assistiram as apresentações de Mariana Serra e Alice Raton, fundadoras da Volunteer Vacations (VV), uma empresa de empreendedorismo social, que recruta voluntários para projetos sociais ao redor do mundo. O evento ocorreu simultaneamente na sede da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI), em São Paulo, com palestra de Sarah Chaia, diretora Jurídica e de Sustentabilidade da Roche Pharma Brasil e homenagem a Ivana Có Crivelli, diretora da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA).

A homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado anualmente em 8 de março, foi promovida conjuntamente pela ABPI, ASPI, Associação dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI), Associación Interamericana de la Propiedad Intelectual (ASIPI) e Associação Brasileira dos Executivos de Licenciamento (LES Brasil). “O empoderamento feminino é essencial para o avanço social e é notória a contribuição das mulheres na inovação e no avanço tecnológico”, disse o presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta, presente ao evento.

Em sua apresentação, as integrantes da VV mostraram os “programas VV de empoderamento feminino”, que são realizados em parceria com ONGs locais. Para participar dos programas, os voluntários adquirem pacotes que incluem passagens e acomodações para trabalhos de ação social os mais diversos, como atuação em projetos de proteção às onças, no interior de Goiás, ou de empreendedorismo junto às artesãs da tribo Bana, no sul da Etiópia. “Nosso trabalho tem em vista o resgate da autoestima da mulher”, disse Mariana Serra.

Segundo dados apresentados pela VV, nos países onde atuou, a ONG já recrutou mais de 1.000 voluntários (87% mulheres) que dedicaram cerca de 3.000 dias de trabalho, impactando em torno de 10.000 pessoas.

SEJA UM ASSOCIADO