Skip to main content

Definições de gênero, sexualidade, intersexualidade, corpo genital e outros conceitos ligados à diversidade animaram o debate de ontem no webinar da ABPI sobre “Empregabilidade LGBTQIA+ Diversidade como potência”. O evento, organizado por Isabella Cardozo, Joana de Mattos Siqueira, Monique Batista Bastos e Pedro Vilhena, do Comitê de Diversidade e Inclusão da ABPI, teve como palestrante Mikkel Mergener, da Mikkel Mergener Consultoria & Tutoria.

Mikkel, que se define como pessoa trans não binária, enfatizou que o conceito LGTBQIA não esgota as possibilidades identitárias, por isso, o símbolo “+” abriga outras identidades de gênero ou afetivas/sexuais excluídas socialmente e, por conseguinte, discriminadas. Em sua apresentação, Mikkel apontou alguns dos desafios futuros destas classes identitárias, entre elas a validação e respeito social, a superação da burocracia documental, a obtenção de benefícios legais e a inclusão e acolhimento em processos seletivos e desenvolvimento de carreira. Para enfrentar estas adversidades, citou algumas potências que distinguem pessoas LGBTQIA+, como autoconhecimento, autenticidade, capacidade de adaptação, inteligência emocional, resiliência e resistência.

Durante o evento os participantes dividiram-se em grupos para debater temas considerados caros aos não enquadrados no padrão cis-heteronormativo. Entre os assuntos abordados, estavam questões de como lidar com “piadas” trans homofóbicas, heterossexualidade compulsória, interseccionalidades e os banheiros inclusivos.

Você pode assistir ao webinar completo no canal da ABPI no Youtube

SEJA UM ASSOCIADO