A cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Patente do Ano – Melhor Patente Aplicada ao Covid-19 aconteceu no encerramento do 40º Congresso Internacional da ABPI.

Os premiados foram Marcos Pinotti Barbosa (in memorian), Shirley Lima Campos, Cleysson Bruno Santos Vimieiro e Daniel Neves Rocha, membros da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Eles se destacaram no desenvolvimento de solução inventiva, objeto de patente de invenção – PI 0903266-5, para o Método e Sonda de Aspiração Endobronquial de Secreções.

O Prêmio foi recebido de forma virtual pelo professor Gilberto Medeiros Ribeiro, Diretor da CTIT – Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. “É um prazer e uma honra receber este prêmio que é muito caro para nós da UFMG, que contamos com vários inventores na área da saúde. Este prêmio é em memória do Prof. Pinotti, que já nos deixou, mas que inspirou toda uma geração de alunos na UFMG”, disse o professor Gilberto Medeiros Ribeiro.

A entrega foi realizada pela Dra. Liane Lage, diretora de Patentes do INPI, que parabenizou a ABPI pelo evento que está ajudando a mostrar o potencial em Propriedade Intelectual do Brasil para o mundo. “Entendo que este prêmio é de extrema importância e emblemático por estarmos no meio desta pandemia. O Prêmio Patente do Ano da ABPI mostra ao mundo que nosso potencial inovador estava latente e estamos a postos para mudar a nossa história. Que venham muitos prêmios pela frente”, destacou.

A comissão julgadora levou em conta os seguintes quesitos dos projetos, com pesos diferenciados: potencial para geração de benefícios sociais (35%), impacto ambiental (15%), potencial para geração de benefícios econômicos (30%), internacionalização da proteção (10%) e participação de inventores brasileiros (10%).

A ABPI aproveita para agradecer a todos que inscreveram seus projetos. Também agradece o apoio do INPI e da ANPEI, além da estimada contribuição dos coordenadores Ricardo Boclin e Eneida Elias Berbare, que atuaram para a realização deste Prêmio.

 

VOLTAR
SEJA UM ASSOCIADO