Skip to main content

Um mundo de ativos de propriedade intelectual está se descortinando no meio digital para as empresas, e precisam ser protegidos, apontaram, na última quinta-feira, 11, os professores Laurent Manderieux, da Universidade Bocconi, de Milão, na Itália, e Eldar Haber, da Universidade de Haifa, em Israel, durante a realização do terceiro IP Meetings – série de eventos virtuais promovida pela ABPI (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual) e a OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), com a participação, nesta edição, da Transatlantic IP Academy (TIPSA). Eles debateram sobre o tema “Como a propriedade intelectual pode ajudar na transformação digital dos negócios”, sob a mediação do conselheiro da ABPI Filipe Fonteles Cabral, em mesa composta pelo presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta, o diretor da OMPI no Brasil, José Graça Aranha, e Manderieux, diretor da TIPSA.

Em sua exposição, Manderieux observou que Inteligência Artificial, operações de blockchain e impressões em 3D, entre outros, estão na ordem do dia da transformação digital das empresas e, portanto, ensejam direitos de propriedade intelectual.  “A impressão em 3D vai ajudar muito no crescimento da indústria farmacêutica”, exemplificou. Outra ferramenta que está sendo desenvolvida, apontou, é a securitização de direitos de PI, sistema que vem sendo liderado por companhias europeias e norte-americanas e permite a conversão de marcas, patentes, direito autoral e outros ativos intangíveis em securities e, com isso, acesso a crédito. “Uma grande empresa de varejo norte-americana da área de alimentos financiou assim sua expansão internacional”, disse o professor. “Neste campo há enorme oportunidade para as empresas brasileiras”.

Haber, por sua vez, considerou que a inserção digital das empresas está criando uma necessidade maior de proteção dos direitos de PI. “Um site, um aplicativo ou uma conta de mídia social, tudo pode ser protegido por Lei de direito autoral”, disse. “A proteção destes direitos podem fazer a empresa prosperar, permitindo que crie a sua persona on line”. Outro ponto levantado por ele foi a proteção de dados. “Estamos produzindo muitos dados, é a nova forma de comunicação”, disse. “A análise de dados vai nos levar a esta nova revolução industrial e estará no cerne dos negócios”.

O evento completo está disponível no canal da ABPI no Youtube.

Para assistir o evento com áudio original em inglês, clique aqui.

Para assistir com tradução simultânea, clique aqui.

VOLTAR
SEJA UM ASSOCIADO