Skip to main content

Terminou hoje, 16, o INPI Hack, o primeiro hackaton (maratona de soluções tecnológicas), promovido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) com o objetivo de apresentar soluções para a melhoria do desempenho das atividades da autarquia. Com 250 inscritos, de 21 estados, o evento foi  realizado em ambiente digital e ocorreu entre os dias 5 e 12 de abril. A ABPI esteve representada no júri pelo seu presidente, Luiz Edgard Montaury Pimenta.

O primeiro lugar ficou com “INPI na Palma da Mão”, da equipe GEF, um aplicativo para pagamento de serviços pela Guia de Recolhimento da União (GRU) de maneira mais simples e integrada diretamente com meios de pagamento. Também permite visualizar o andamento dos processos a partir dos arquivos da Revista da Propriedade Industrial (RPI).

A equipe Foxy, que elaborou o GRUPI, aplicativo organizador do fluxo de pedidos de patentes, foi a segunda colocada. Além de possibilitar o envio das petições em lote, permite a integração com o ambiente de escritórios de PI. O terceiro lugar ficou com o ePI, programa que formata automaticamente pedidos de patentes. Elaborada pela Liga Acadêmica de Propriedade Intelectual da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a solução também cria links para informações relacionadas, o que facilita na hora do exame.

As dez melhores equipes ganharam, entre outras premiações, a participação no Programa de Pré-Aceleração, que será conduzido por profissionais do Sebrae, do SENAI/CIMATEC e do INPI, com encontros virtuais durante quatro semanas para ajudar os times a criarem seus próprios negócios a partir da solução desenvolvida no INPI Hack.

Voltar

Leave a Reply

SEJA UM ASSOCIADO