Skip to main content

Inovação e criatividade em PI têm sido uma parte bastante resiliente da economia global, incluindo o Brasil, afirmou, o diretor-geral da WIPO (World Intellectual Property Organization) Daren Tang, em palestra-almoço promovido pela ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, no Rio Othon Palace no dia 18 de março. Tang, que cumpriu uma extensa agenda em Brasília com ministros, líderes empresariais e outras autoridades de governo, trouxe números animadores sobre o desempenho mundial da PI. Segundo ele, em plena pandemia, os pedidos internacionais de patentes no âmbito da WIPO alcançaram o maior nível de todos os tempos: em 2020 cresceram 1,6% e no ano passado 0,9%. Já os pedidos de marcas no sistema de Madrid cresceram 14%. “A inovação é resiliente, e outra tendência nas últimas décadas é que a inovação é globalizada: sete de cada dez pedidos de PI vêm de fora da Europa e dos EUA”, acrescentou.

Em sua palestra, o diretor-geral da WIPO  ressaltou a importância de uma participação mais ampla da sociedade, especialmente dos jovens, no sistema global de propriedade intelectual. “Precisamos tirar a PI das sombras e levá-la para a luz”, disse. No próximo dia 26 de abril, quando se celebra o Dia Mundial da PI, adiantou, o tema terá como foco a juventude inovando para um mundo melhor. “Vemos este dia como uma oportunidade para os jovens descobrirem como a PI pode ajudar a transformar suas ideias em realidade”, disse. “E aprenderem como podem ganhar a vida com suas invenções e criações, e reconhecerem como a PI pode fazer a diferença nas causas com as quais eles apaixonadamente se importam”.

O presidente da ABPI, Gabriel Leonardos, considerou que, pelo ineditismo, a visita de um alto funcionário da WIPO ao evento organizado pela ABPI é uma sinalização positiva da importância do Brasil no sistema global de inovação. Leonardos ressaltou que, em sua palestra, o diretor-geral da WIPO, na condição de representante das Nações Unidas, reiterou a fé no multilateralismo. “O que é positivo pois, nas últimas décadas, temos visto uma proliferação de acordos bilaterais, que podem gerar uma descompensação no comércio mundial”.

O almoço contou com as presenças do presidente do INPI, Cláudio Furtado e da Diretora de Patentes do órgão, Liane Lage; da juíza Márcia Maria Nunes de Barros, da 13ª Vara Federal do Rio de Janeiro; do presidente da AIPPI, Luiz Henrique do Amaral, e da ASPI (Associação Paulista da Propriedade Intelectual), Daniel Adensohn; e do embaixador Alexandre Parola, entre outros convidados

SEJA UM ASSOCIADO