Skip to main content

Alto nível técnico no primeiro dia do Encontro Científico das Comissões da ABPI

Apresentações de alto nível técnico marcaram o primeiro dia do 2º Encontro Científico das Comissões de Estudo da ABPI (Associação Brasileira da Propriedade Intelectual), que está sendo realizado em formato on-line, de 12 a 16 deste mês. Os três painéis do evento desta segunda-feira abordaram a questão da biodiversidade e o arcabouço legal do setor.

No debate sobre as ações ESG, sob a mediação de Lucas Antoniazzi e José Mauro Decoussau Machado, a especialista em direito ambiental, Paula Amaral Mello, tratou das ações ESG e as normas internacionais de compliance ambiental. Já Alessandro Giacaglia, especialista em direito concorrencial, tratou sobre o eventual conflito concorrencial com relação às ações ESG.

O coordenador da Comissão de Indicações Geográficas da ABPI, Luiz Ricardo Marinello, discorreu, sob a mediação da coordenadora adjunta da Comissão de Advocacy, Isabela Estabile, sobre os desafios da legislação brasileira relacionados à ratificação do Protocolo de Nagoia. O advogado Marcelo Nogueira, por sua vez, abordou temas como os conhecimentos tradicionais e sua relação com a propriedade intelectual.

No debate sobre cultivares & tecnologia a gerente de Assuntos Regulatórios e Biodiversidade da Natura, Ana Viana, enfatizou sobre a necessidade de harmonização entre o arcabouço legal, como o da Convenção da Diversidade Biológica, e o desenvolvimento de negócios. Guilherme Oliveira, diretor do Instituto Tecnológico Vale, tratou, entre outros, do acesso e uso de sequências genéticas (no original Digital Sequence Information – DSI) depositadas em bancos de dados em projetos de pesquisa em biotecnologia. Os mediadores deste debate foram os coordenadores da Comissão de Biotecnologia da ABPI Roberto Ribeiro, Maria Isabel de Castro Bingemer e a coordenadora adjunta Marisa Moura Momoli.

O evento acontece até sexta-feira desta (16/06) com 3 apresentações diárias, sempre às 9, 11 e 17 horas, para a discussão de temas relevantes sobre cada matéria da Propriedade Intelectual.

Se você perdeu alguma apresentação, os vídeos ficarão disponíveis na plataforma do Ceduc-ABPI, mas é preciso se inscrever no evento para poder assistí-los posteriormente.

O evento é gratuito para os associados da ABPI e estudantes de graduação. 

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas por meio do App da ABPI nos links abaixo.

Link visitantes e estudantes: http://app.abpi.org.br/evt/2ºencontrocientífico_junho2023
Link associados: http://app.abpi.org.br/evt/L/2ºencontrocientífico_junho2023

< VOLTAR PARA NOTÍCIAS

SEJA UM ASSOCIADO