Skip to main content

A ABPI acaba de assinar um Acordo de Cooperação Técnica com a EMERJ (Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro), com finalidade de integração institucional entre os participantes das duas entidades.  A ênfase será na pesquisa jurídica e na realização conjunta de atividades acadêmicas e culturais, como fóruns, conferências, seminários, workshops, estudos, concursos, palestras e o desenvolvimento de cursos de extensão|especialização em Direito.

O acordo, celebrado pelo presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta, e pelo diretor geral da EMERJ, Desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, contou com a participação da conselheira Renata Lisboa, Coordenadora do CEDUC – ABPI.

Orientada para a formação dos juízes e a disseminação do saber jurídico, a EMERJ foi criada pela Lei nº 1.395, em 08 de dezembro de 1988, dentro da estrutura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Os magistrados recém-empossados participam do Curso de Formação Inicial; em seguida, dos cursos de Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento e, após, dos Cursos oficiais de Aperfeiçoamento para Promoção na Carreira, sempre sob a orientação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM.

Para bacharéis em Direito classificados em prova de seleção, a EMERJ oferece Cursos de Especialização em Direito Público e Privado e em áreas específicas do Direito. Há também os cursos de extensão, que têm como objetivo promover aperfeiçoamento profissional, e os Cursos Livres, sobre temas variados, sempre na modalidade on-line, além das várias reuniões dos Fóruns Permanentes, gratuitas e abertas para o público em geral, sobre as diversas áreas do saber jurídico e temas humanísticos.

O Acordo fortalece o compromisso da ABPI na disseminação dos temas de propriedade intelectual.

VOLTAR
SEJA UM ASSOCIADO