Skip to main content

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) abriu consulta pública sobre o reconhecimento, pelo governo brasileiro, de indicações geográficas (IGs) oriundas da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA, na sigla em inglês).

O procedimento acontece no âmbito das negociações do acordo comercial entre Mercosul e EFTA, que enviou uma lista de IGs protegidas em seus Estados-membros para que o Brasil avalie a possibilidade de reconhecê-las no País. Algumas das IGs relacionadas são os queijos gruyère e emmental e o chocolate suíço.

Após a consulta pública, o INPI – órgão competente para o tema – irá elaborar parecer técnico favorável ou não ao reconhecimento de cada uma das IGs.

A proteção no Brasil para as IGs da EFTA somente será efetivada após a ratificação do acordo comercial pelo presidente da República. As IGs brasileiras passarão pelo mesmo processo na EFTA.

Os interessados em participar da consulta pública podem enviar manifestações para o INPI até o dia 24 de outubro de 2019. Para isso, devem preencher o formulário disponibilizado no site do Instituto (http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/indicacao-geografica/consulta-publica) e encaminhá-lo para o e-mail subsidios@inpi.gov.br.

 

Come back

SEJA UM ASSOCIADO
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.