Skip to main content

A ABPI realizou hoje (03) no Rio de Janeiro, o evento “Avanços e Perspectivas na tramitação dos pedidos de Patentes”, com a participação de Liane Lage, diretora de Patentes do INPI, Liane Lage. A executiva anunciou, em primeira mão, um projeto para terceirização de exames de patentes, cujo piloto deverá iniciar já no ano que vem. Esta prática, já utilizada em outros países, como o Japão, tem o apoio da ABPI e está em sintonia com o Projeto de Lei 2334/19, do deputado Marcos Pereira, já aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Redução de backlog – Com pouco mais de 13 mil pedidos de patentes decididos, 33 mil em análise e cerca de 74 mil aptos para o primeiro exame, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI está cada vez mais perto da meta de reduzir, até agosto de 2021, em 80% o backlog de patentes, o estoque de pedidos pendentes de exame, hoje na casa dos 137 mil pedidos. Os números, atualizados diariamente no “backlôgmetro” da autarquia, foram apresentados, pela diretora do INPPI. “Daqui a dois anos o INPI será um pilar para a inovação e o ambiente de negócios no País”.

Foco principal da nova gestão, o combate ao backlog, explicou Liane Lage, está envolvendo todas as coordenadorias, que se reúnem semanalmente para tratar do assunto. Concomitantemente, há outras ações em curso voltadas para a melhoria da produtividade do INPI, como, por exemplo, a contratação de uma empresa para implementar um sistema de fluxo de trabalho na autarquia.

voltar
SEJA UM ASSOCIADO