Dos 869 pedidos de patentes verdes requisitados no período de 2012 a 2020 junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, 75% foram concedidas pelo regime prioritário, informou hoje, 27, o presidente da autarquia, Cláudio Furtado, durante mesa-redonda virtual promovida pela ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, INPI e OMPI – Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

“O exame prioritário para patentes verdes é um grande incentivo para novas tecnologias a serem desenvolvidas nesta área”, comentou o presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta, no evento que celebrou o Dia Mundial da Propriedade Intelectual sob o tema “Inovar para um Futuro Verde”.

O evento contou com cerca de 400 inscrições, em mesa integrada por representantes de entidades nacionais e internacionais da área de propriedade intelectual. Além das diretorias da ABPI, INPI e OMPI, participaram, entre outros, representantes da AIPPI – Association Internationale pour la Protection de la Propriété Intellectuelle), ASIPI – Asociación Interamericana de la Propiedad Intelectual, Jetro – Japan External Trade Organization, USPTO – United States Patent Trademark Office, ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial, LIDC – Liga Internacional dos Direitos da Concorrência e OAB-RJ – Ordem dos Advogados do Brasil.

Durante o evento foram apresentados dois cases de patentes verdes, sob a mediação da conselheira da ABPI Renata Lisboa. O C.E.O. e fundador da Ecopanplas, Felipe Cardoso, detalhou o processo de reciclagem industrial que separa o óleo lubrificante residual do plástico moído e do rótulo sem geração de resíduos. Já o gestor da área e suporte ao negócio da Newsteel, subsidiária da Vale, Thiago Mariano, mostrou o beneficiamento de minério pelo sistema FDMS (Fines Dry Magnetic Separation), tecnologia que recupera minérios e os rejeitos de barragem resultantes do processo de minério sem utilizar água.

Você pode assistir o vídeo completo do evento no canal da ABPI no Youtube.

 

VOLTAR
SEJA UM ASSOCIADO