Skip to main content

A ação judicial na nulidade patentária

Com foco na ação judicial nas questões sobre nulidade de patentes, as advogadas Ana Paula Affonso Brito e Maria Eduarda de O. Borrelli Junqueira, participaram no dia 14/03, sob a moderação da advogada Neide Bueno, do segundo evento da série “A PI vista pelas Mulheres”, que está sendo realizado em três sessões. O webinar, promovido pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da ABPI em conjunto com a ASPI – Associação Paulista da Propriedade Intelectual foi realizado no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Ana Paula e Maria Eduarda são articulistas do livro “Comentários à Lei de Propriedade Industrial – uma análise exclusiva feita por mulheres”. Em sua exposição, elas mostraram as várias nuances da ação judicial sobre nulidades de patentes, como matéria de defesa, “prejudicialidade externa”, “cooperação judiciária”, “conclusões do laudo x conclusões do magistrado”, perícia, jurisprudências e decisões judiciais sobre o assunto.

Para a advogada Neide Bueno, a despeito da predominância masculina, há um aumento exponencial da participação feminina nos escritórios e em toda a atividade de propriedade intelectual. Ela lembrou, citando dados da ONU, que as mulheres representam metade da população mundial e no Brasil são mais de 51% do total de habitantes.

Se você perdeu o evento, é possível assisti-lo no Canal da ABPI no Youtube 

< VOLTAR PARA NOTÍCIAS

SEJA UM ASSOCIADO