Skip to main content

Os presidentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, Cláudio Vilar Furtado, e do Escritório Europeu de Patentes – EPO, Antonio Campinos, assinaram, ontem, 26, um Memorando de Entendimento sobre uma Parceria Técnica e Estratégica Reforçada, com o objetivo de aprimorar a cooperação entre o Brasil e a Europa na área de patentes.

O acordo entre os dois escritórios, assinado na sede do INPI, no Rio, pretende fortalecer o sistema de patentes no Brasil e na Europa, incentivar a inovação e o desenvolvimento econômico, além de promover o comércio e o investimento entre as duas regiões.

O acordo de Parceria Técnica e Estratégica Reforçada está ancorada em um plano de trabalho de dois anos entre os dois escritórios e inclui a cooperação para melhores práticas, na busca e análise de pedidos de patentes, por meio de treinamento e discussão de compartilhamento de ferramentas e intercâmbio de bases de dados.

Ao examinar pedidos de patentes correspondentes a solicitações já processadas pelo EPO, o INPI irá aproveitar os relatórios de busca em seu próprio processo de análise, a fim de ampliar ainda mais a qualidade e a eficiência de seus processos. “Nesse acordo entre INPI e EPO, brasileiros e europeus estão unidos para que as patentes sejam elemento central de um ambiente de negócios propulsor da inovação”, afirmou o presidente do INPI. “Este acordo é um marco em nossa cooperação e é uma prova da importância econômica dos laços estreitos entre nossas regiões”, disse o presidente do EPO.

O Brasil é a maior economia da América Latina e seu comércio com a Europa responde por mais de um terço do comércio total da União Europeia (UE) com a região. A UE também é o maior investidor estrangeiro no Brasil, com investimentos em diversos setores da economia brasileira.

Durante a cerimônia, os dois escritórios também assinaram um Memorando de Entendimento para renovar seu programa-piloto de Patent Prosecution Highway (PPH), que entra em vigor em 1º de dezembro e estará aberto a todos os campos tecnológicos.

 Acordos de Parceria Reforçada

O programa de Parceria Reforçada do EPO se baseia na cooperação técnica e busca estabelecer parcerias de longo prazo com escritórios de propriedade intelectual em todo o mundo em áreas estratégicas de interesse mútuo. O objetivo é desenvolver e fortalecer ainda mais o sistema global de patentes, estendendo a rede de escritórios parceiros que sistematicamente usam produtos, ferramentas e práticas de trabalho do EPO para aumentar a capacidade, a produtividade e a qualidade do processo de análise de pedidos de patentes. O programa promove as condições para que empresas e inventores possam solicitar suas patentes no exterior, além de impulsionar o apoio à inovação local por meio dos serviços fornecidos pelos parceiros regionais.

Come back
SEJA UM ASSOCIADO
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.