Newsletter - Edição 62 - Outubro 2024

Logo ABPI
Voltar

Mercado Livre discute antipirataria

A coordenadora-adjunta da Comissão de Repressão às Infrações & CNCP, Raquel Barros, representou a ABPI no Anti-couterfeiting Day, evento promovido pelo Mercado Livre em parceria com a ÁPICE (Associação pela Indústria e Comércio Esportivo). O encontro contou com painéis de debates sobre as boas práticas no combate ao comércio de produtos falsificados. Segue relatório sobre o evento feito por Raquel Barros:

“Este foi o segundo ano consecutivo do evento, que se destaca no cenário de combate à pirataria.  Após uma introdução sobre as ferramentas e avanços do Mercado Livre no combate à pirataria, dois painéis de discussão foram apresentados. O primeiro, intitulado “Poder em Parceria: Estratégias para Colaboração na Aplicação da Propriedade Intelectual”, contou com a participação do Dr. Richard Gantus Encinas, Promotor do GAECO de São Paulo, Jéssica Yukarai Hayashi Silva, representante da IP Key La – EUIPO, Daniel Moferrari, representante da Diageo, e Ygor Valério, da IP House. Foram abordados temas como o projeto da União Europeia para implementar melhores práticas na América Latina, a importância das parcerias público-privadas e privada-privada, a falta de regulamentação dos marketplaces e a necessidade estratégica de monitoramento das infrações.

O segundo painel, intitulado ‘Moldando o Futuro: Desafios Emergentes no Combate à Falsificação’, contou com a participação do Dr. Wagner Carrasco, delegado titular da 1º DIG-DEIC/SP; Fernando Casares, representante da React; Wendel Correia, representante da Sygenta e Amanda Luz, representante da Adidas. Destacou-se a importância contínua das parcerias e os desafios crescentes no monitoramento dos marketplaces, incluindo o uso de tecnologias avançadas pelos falsificadores. Além disso, foi ressaltada a necessidade de investimentos em inteligência artificial para varreduras online e o papel crucial de equipes especializadas por segmento de mercado.

 O evento também teve participação do Deputado Federal Julio Lopes, líder da Frente Parlamentar em Defesa da Propriedade Intelectual e Combate à Pirataria, que se comprometeu a fortalecer essas iniciativas e ofereceu um canal direto de comunicação com o Congresso Nacional.

 O evento foi encerrado por Renato Jardim, diretor executivo da ÁPICE, que resumiu os principais pontos discutidos ao longo do dia.

O evento foi extremamente enriquecedor. No entanto, por se tratar de uma iniciativa interna do Mercado Livre, sua abrangência se restringiu à participação exclusiva desta plataforma. Sem dúvida, a realização de uma mesa de discussão com a participação das principais plataformas de marketplace atuantes no Brasil, para apresentarem suas medidas de combate ao mercado ilegal, seria uma iniciativa de grande interesse e relevância”.

Voltar SEJA UM ASSOCIADO