Categories: Notícias

No Dia Mundial da PI três cases contra o Covid-19

Três cases com soluções inovadoras para o combate ao coronavírus apresentados por empreendedores brasileiros deram o tom, no dia 30 de abril, na mesa-redonda virtual “IP Day na UFRJ em tempos de Covid-19”, evento em celebração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual e que faz parte da série de eventos Encontros no Parque da UFRJ. O evento foi promovido pelo Parque Tecnológico, a Agência de Inovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI).

A meda-redonda foi dividida em duas etapas. A primeira, mediada pelo presidente da ABPI Luiz Edgard Montaury Pimenta, foi marcada pela apresentação dos cases.  A empresa Biotecam, uma empresa incubada pela Coppe/UFRJ que desenvolve tecnologias para a área ambiental, deu destaque à sua patente, já requerida, relativa a um equipamento que retira ar infectado em ambientes fechados e que pode ser utilizado para esterilizar hospitais de campanha.

Na sequência, Jurandir Nadal, professor titular do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe/UFRJ, mostrou o projeto, já em fase de testes, do ventilador pulmonar de exceção para pacientes com Covid-19, desenvolvido pela UFRJ em colaboração com as empresas Petrobras e Whirlpool e apoio financeiro da Faperj.

João Bruno Valentim, do Instituto Senai de Inovação, por sua vez, explicou que, em parceria com a Klabin, a instituição aprimorou a produção de um substituto ao carbocol, insumo utilizado na formulação do álcool em gel, que está escasso.  Esta nova formulação, já protegida por patente e em alta disponibilidade no mercado, é feita à base de etanol, água, nanofibras de celulose e propileno glicol.

E, por fim, Cristina D’Urso, chefe da divisão de estudos e projetos do INPI e responsável pelo projeto Observatório COVID-19 do INPI, discorreu sobre a riqueza de material e informações sobre patentes requeridas / concedidas no Brasil e exterior relativas a soluções para o tratamento da COVID-19.

A segunda etapa do evento, mediada pela vice-diretora da Faculdade Nacional de Direito, Kone Cesário, reuniu em acalorado debate a conselheira da ABPI, Renata Lisboa; Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz;  e Lia Hasenclever, economista e professora titular aposentada da UFRJ.

O evento teve o apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI) e Faculdade Nacional de Direito (FND).

VOLTAR
webadmin