Equidade Racial é um bom negócio
A agenda de Diversidade e Inclusão não é filantropia, mas um ativo, uma pauta de negócios das empresas, apontaram Mariana Peixoto e Carlos Domingues, do Mover – Movimento pela Equidade Racial, em webinar realizado no dia 05 de abril.
O evento “Movimento Mover e o trabalho de inclusão racial empresarial”, promovido pela ABPI, contou com a participação de Monique Bastos, coordenadora do Comitê de Diversidade e Inclusão da ABPI, e moderação de Renata Shaw, diretora conselheira da entidade.
Fundadora do Mover, Mariana explicou que a ONG está empenhada no trabalho de capacitar no Brasil, até 2030, 3 milhões de pessoas negras e alçar, entre estas, pelo menos 10 mil a posições de liderança. Outra meta é promover ações e conteúdo de incentivo ao debate sobre equidade racial. “Não dá para falar de inovação sem diversidade, sem times diversos, sem essa agenda fazer parte da cultura empresarial em todas as áreas de negócios”, diz Mariana. “Os times diversos contribuindo com ideias diversas têm muito a ver com a sustentabilidade da empresa. A equidade racial é uma pauta boa para o negócio, boa para a sociedade e agrega valor à marca”.
Para quebrar o racismo estrutural e institucional, que promove a exclusão, acrescentou Domingues, ações afirmativas são fundamentais. “Precisamos ajudar as empresas a inverter as lógicas que estabeleceram seus processos”, disse o diretor do Mover. Para ele, a diversidade deve ser uma prioridade do negócio, permear todas as áreas da empresa e ter metas quantitativas, como se estabelece, por exemplo, na área de vendas. “O consumidor procura marcas que se posicionam. Quando a empresa contrata uma pessoa negra está impactando possibilidades múltiplas”.
Para ver o webinar completo acesse o Canal da ABPI no Youtube