Newsletter Edição 13 - Abril 2020

Logo ABPI
Voltar

Um INPI focado no teletrabalho

“Um novo INPI está emergindo das mudanças que estão sendo processadas pela nova gestão, disse o diretor de Administração, Júlio César Moreira, em live conjunta da ABPI e a autarquia, com a mediação da diretora da Associação, Renata Lisboa. Moreira destacou três ações, que estão sendo gestadas no âmbito da consultoria do Prosperity Fund, para entrar gradualmente em vigor ainda este ano: a intensificação do teletrabalho, a divulgação do sistema de Propriedade Intelectual junto a empresas e Polos Tecnológicos e a implantação de um sistema de comunicação unificada, interna e externa. “Estamos repensando totalmente o INPI, em termos de infraestrutura, pessoal e sistema“, acrescentou.

Antes da pandemia, o sistema de teletrabalho já ocupava cerca de 285 técnicos, entre examinadores e pesquisadores, e a meta de aumento de produtividade de 30% havia sido ultrapassada, chegando a 45%. Com o isolamento social, recomendado pelas autoridades e já adotado pelo INPI, mais de 650 servidores da sede e das regionais da autarquia estão trabalhando em casa.

Com comunicação unificada o usuário, depositante ou o agente de propriedade intelectual poderá, por exemplo, entrar em contato direto, e em tempo real, com o examinador que está cuidando do seu processo, reduzindo expressivamente as etapas de processamento e dando maior velocidade às decisões.

O diretor de Administração do INPI disse que a pandemia não prejudicou expressivamente a produtividade da autarquia. E deu como exemplo a redução estimada de 13% no programa de combate ao backlog em relação ao projetado inicialmente, ritmo que segundo ele, deverá ser normalizado em tempo hábil.

A live pode ser assistida no Instagram @sigaabpi ou no canal do Youtube da associação. 

Voltar SEJA UM ASSOCIADO