Está tudo pronto para o início do 45º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, que será realizado, de 17 a 19 de agosto, nas dependências do Sheraton São Paulo WTC Hotel, no Brooklin Novo, um dos núcleos financeiros da capital paulista. O Congresso deste ano, que tem como mote “Colaboração na Era da Inteligência”, – mesmo tema do Fórum Econômico Mundial – traz inúmeras novidades, a começar pela introdução no evento do Dia do Jovem Profissional de PI. Com a iniciativa pretende-se, por um lado, oxigenar o sistema brasileiro de Propriedade Intelectual, com o sangue novo da nova geração, e por outro mostrar as vantagens para os novos entrantes neste mercado em ascensão.
Outras atrações confirmam o ineditismo deste 45º Congresso que, por sinal, tem o selo de evento sustentável (ver matéria a seguir). A antecipação de seis table topics para a semana anterior ao evento é oportunidade para quem quer ver estes debates online. De 12 a 14 de agosto especialistas escolhidos a dedo pelo Comitê Organizador vão tratar sobre registro de marca, riscos com a IA, pesquisa clínica, expressões de propaganda e data centers.
No dia 18, na continuidade do congresso, outros três table topics se aprofundarão sobre falsificação no setor de medicamentos, empregados inventores e patentes geradas por IA.
Os três restantes, na sequência das palestras do dia 19, discorrerão sobre retenção alfandegária, decisões judiciais em matéria de PI e licenças FRAND.
Keynote speaker – No domingo, 17, na cerimônia de abertura do 45º Congresso, a palavra estará com o keynote speaker Ryan Abbott, professor de Ciências da Saúde na Universidade de Surrey e professor associado na David Geffen School of Medicine da Universidade da Califórnia. Especialista na resolução de disputas nos setores de ciência da vida e tecnologia da informação, Ryan está à frente de grandes processos de proteção de patentes gerados por Inteligência Artificial e teve atuação destacada no caso DABUS, no Reino Unido, onde ocorreu o primeiro julgamento de invento gerado por IA.
Na segunda, 18, todos os olhos estarão voltados para o presidente do INPI, Júlio César Moreira, na plenária em que ele detalhará o Plano Estratégico da Propriedade Intelectual para o Brasil. Ao seu lado estará Gonzalo Rovira, diretor da área de PI para a América Latina da Bayer, em debate que será moderado pelo presidente da ABPI, Gabriel Leonardos, e a diretora tesoureira, Antonella Carminatti. Vale lembrar que, com assento no Grupo Interministerial da Propriedade Intelectual, o GIPI, a ABPI tem participação destacada na Estratégia Nacional da Propriedade Intelectual (ENPI).
O mundo da Inteligência Artificial – A plenária é o sinal para os painéis que virão na sequência, envolvendo, entre outros, a Propriedade Intelectual no mundo da Inteligência Artificial, a começar pelo debate sobre PL 2338/23, já aprovado pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Também não é coincidência que o Prêmio Patente do Ano da ABPI contemplará nesta edição justamente a melhor invenção desenvolvida a partir de IA. E neste contexto cabe perguntar: a IA está abalando os fundamentos da PI? A resposta estará na fala de Adrienn Timar, especialista em Direitos Autorais do Google, para os inscritos no almoço-palestra do dia 19.
Além do já citados, os painéis trazem outros grandes especialistas em cada tema do Congresso, como Etienne Sanz de Acedo, da INTA (International Trademark Association); Loreto Bresky, do PCT-OMPI (Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes, na tradução para o português), Raph Nack, da AIPPI (International Association of Protection Intellectual Property), Carlos Afonso Souza do ITS- Rio e muitos outros. Os painelistas vão debater sobre “Dupes” (marcas inspiradas em outras famosas, mas legais); patentes essenciais; desenho industrial; violação de marcas; distintividade adquirida; patentes secundárias; tecnologias inclusivas; SACI-Adm; IA nos processos de P&D e startups.
O encerramento do evento se dará com o keynote speaker professor Noam Shemtov, da Queen Mary University of London, que abordará um tema de alta importância: o futuro do profissional em Propriedade Intelectual. Ele será recebido e moderado pelo presidente da ABPI, Gabriel Leonardos, e a segunda vice-presidente, Tatiana Campello.
É um congresso imperdível, feito sob medida para a Era da Inteligência.
Acesse o site do Congresso e faça sua inscrição. Participe!