No último dia 11 de dezembro, a Câmara de Mediação do Centro de Solução de Disputas da ABPI (CMed-ABPI) promoveu uma reunião híbrida de seu grupo de estudos voltado à aplicação das competências da mediação na fase de construção contratual, para um balanço das atividades desenvolvidas e a definição dos próximos passos da iniciativa.
O grupo de estudos foi criado, na esteira do evento “Mediação para além dos conflitos instalados: facilitando negociações e prevenindo conflitos” promovido pela CMed-ABPI, em 28 de abril de 2025, que contou com a participação das advogadas especialistas em contratos e prevenção de conflitos Fernanda Guerra e Sandra Brandão.
Sob coordenação da advogada Sandra Brandão e com participação ativa da Diretora da CMed-ABPI, Karin Klempp, e do Diretor-Adjunto da Câmara, Marcos Blasi, foram realizadas cinco reuniões. A partir do exame de experiências semelhantes, como os chamados ‘contratos conscientes’, o grupo investigou como determinadas habilidades de mediadores podem contribuir para a concepção de contratos que promovam a prevenção de conflitos e a manutenção da paz nas relações entre partes.
O grupo de estudos irá continuar no próximo ano com seu propósito de partilhar conhecimento e difundir os meios alternativos de solução de disputas, demonstrando como podem ser utilizados já na fase de elaboração contratual. O grupo é aberto a todos os mediadores da CMed-ABPI.