Newsletter ABPI - Edição 53 - Dezembro 2023

Logo ABPI
Voltar

Recém-criada, COSBIO do INPI já está em ação

A Comissão de Sustentabilidade e Bioeconomia do INPI (COSBIO), que entrou em vigor em 1º de dezembro último, já disse a que veio. Em plena atividade, a nova Comissão já realizou reuniões internas e possui inúmeros planos para o ano de 2024. O INPI já implementou, entre outros, os radares tecnológicos, a aceleração de exame de patentes ambientais, a capacitação de examinadores de patentes verdes, estudos acadêmicos sobre o tema e a oferta de cursos em bio inovação na região amazônica. As informações são da Chefe da Divisão de Relações Multilaterais do INPI, Érica de Holanda Leite, durante webinar nesta quinta,14, promovido pela ABPI. “O Brasil tem a oportunidade de assegurar uma proeminência mundial neste tema, por isso é hora de aproveitar, mas de forma estratégica, com uma política direcionada”, disse Érica, idealizadora da COSBIO.

O webinar, que teve a participação do presidente da ABPI, Gabriel Leonardos, e a moderação do coordenador da Comissão de Estudos de Indicações Geográficas da entidade, Luiz Marinello, tratou sobre o papel da nova Comissão. A COSBIO, instituída pela Portaria Nº 48 do INPI, de 06 de novembro de 2023, tem, entre suas atribuições, “institucionalizar o processo de planejamento e realização das atividades do INPI sobre PI relacionada ao meio ambiente e a sustentabilidade ambiental”.

Entre as atividades em curso da COSBIO, constam medidas de logística interna, voltadas para a sustentabilidade e racionalização de gastos e processos administrativos, como a gestão de resíduos e “aquisições e contratações sustentáveis”. As ações incluem, ainda, a busca de parcerias, consultorias e cooperação internacional como, por exemplo, o WIPO Green, o programa da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual, na tradução para o português) na busca, por meio de compartilhamento de inovações tecnológicas, de soluções para as mudanças climáticas e de segurança alimentar.

O vídeo do webinar está disponível no site da ABPI com exclusividade para os associados. Entre com seu login e senha e assista. 

Voltar SEJA UM ASSOCIADO