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Proatividade é a chave para o sucesso no Metaverso

Foto: Ricardo Matsukawa

No primeiro dia de evento do 42º Congresso Internacional da ABPI, especialistas debateram as questões jurídicas, benefícios e cuidados que as marcas devem tomar para definir a entrada no Metaverso. A primeira palestrante foi Megan Carpenter, Reitora da UNH Franklin Pierce School of Law. “Estão surgindo implicações importantes, como a mudança de noções de criação básica para artistas. A Inteligência Artificial permite a criação de conteúdo por artistas não humanos. E essas criações também serão alvo de estudo da Propriedade Intelectual”, afirmou. 

Megan também falou das novas oportunidades de acordos entre empresas, que tradicionalmente não aconteceriam no mundo real. “É o caso da parceria da marca de luxo Balenciaga e o jogo Fortnite, desenvolvido pela Epic Games”.  Outro exemplo citado por Megan é o da MTV que, recentemente, criou a nova categoria de Melhor Performance no Metaverso para as próximas edições do MTV Awards.

Na avaliação de Dan Jasnow, executivo da ArentFox, há muita tecnologia em desenvolvimento que permite a interação com o Metaverso. “Não se trata de separar a realidade, mas interagir com mundo virtual e físico. São tecnologias que possibilitam a criação de soluções por parte de desenvolvedores”. 

Um dos casos indicados foi a plataforma Decentranland, que hospedou a Fashion Week de 2022, reunindo num bairro virtual mais de 30 marcas de luxo, como Dolce & Gabanna, Tommy Hilfiger, Forever 21 e Paco Rabanne. “Os consumidores puderam acessar o espaço e fazer compras nas lojas virtuais, até mesmo com criptomoedas. Uma experiência totalmente imersiva. Um mundo que oferece novas fontes de receitas, controlado pelas marcas presentes”.

O especialista fez um alerta para o que parece ser uma nova Corrida do Ouro. “As marcas precisam ter controle legal de vários tópicos, como estrutura de royalties, interoperabilidade e Propriedade Intelectual. Além disso, é  primordial ser proativo. As companhias devem se antecipar com pedidos de registro, por exemplo”.  

Para Fernanda Magalhães, sócia da Kasznar Leonardos e moderadora do painel, quanto mais rápido se antever as questões jurídicas que podem surgir, melhor para os advogados especialistas,  que poderão dizer aos clientes se eles estão, realmente, sólidos o suficiente para entrarem no Metaverso.

Se você fez sua inscrição para o evento, pode rever o painel completo a qualquer momento no site do congresso.  

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