Newsletter ABPI - Edição Especial Congresso 2023 - Dia 1

Logo ABPI
Voltar

Presidente da ABPI defende “neoindustrialização” do País

No discurso de abertura do 43º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, neste domingo, 20, o presidente da ABPI, Gabriel Leonardos, apontou como solução para a crise no sistema de patentes brasileiro a necessidade de “neoindustrialização” do País e a autonomia financeira do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Leonardos lembrou que a ABPI já está presente em 17 estados da Federação e antecipou que o próximo Congresso da ABPI será na cidade de Recife, em Pernambuco, interrompendo o ciclo de eventos restritos, nos últimos anos, ao eixo Rio-São Paulo.

Ao ressaltar os 60 anos de existência da entidade, o presidente da ABPI homenageou seus fundadores, entre eles o presidente de Honra Peter Dirk Siemsen, presente ao evento, e os “que nos deixaram no último ano”, como Gert Dannemann, que também foi presidente de Honra da entidade.

Leonardos afirmou que a desindustrialização do País resultou na queda do número de patentes requeridas perante o INPI: de 34 mil em 2013, caiu para 27 mil no ano passado, enquanto, no resto do mundo, no mesmo período, aumentou 20%.

Uma das causas para esta queda no sistema de patentes, segundo ele, esteve na demora do INPI para realizar o exame, o que foi praticamente solucionado com o programa de combate ao backlog empreendido pela autarquia. E, neste sentido, citou a luta da ABPI para assegurar ao INPI a autonomia financeira “para jamais tornar a demorar 12 a 14 anos para decidir patentes”. Ele lembrou que o vice-presidente da República Geraldo Alckmin está “comprometido com o adequado aparelhamento técnico e de pessoal do INPI”.

Para promover sua “neoindustrialização”, disse Leonardos, O Brasil deve investir em setores nos quais tem maior vantagem competitiva mundial, como, por exemplo, na “exploração sustentável da nossa biodiversidade”.  

Em sua fala, Leonardos citou, ainda, a destacada participação da ABPI no GIPI – Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual, instância na qual a entidade colaborou em todos os 13 subgrupos de Diálogos Técnicos, nos debates sobre patentes, marcas, contratos, indicações geográficas, entre outros.

Voltar SEJA UM ASSOCIADO
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.