Em um encontro marcado por alegria, reencontros e muito entusiasmo, a ABPI empossou no último dia 10 de dezembro, sua nova diretoria na sede da Associação, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de autoridades — entre elas o presidente do INPI, Julio César Moreira —, representantes de entidades parceiras e membros da comunidade de Propriedade Intelectual.
Peter Eduardo Siemsen, novo presidente da ABPI, agradeceu a confiança e reforçou a missão de manter a Associação como protagonista da PI no país.
Ele também antecipou alguns compromissos da nova gestão, como transparência, ética e diversidade; o fortalecimento técnico e científico, a transformação digital, bem como o reforço nas ações de Advocacy e das relações institucionais. Para o próximo Congresso da Associação anunciou “reposicionamento estratégico, com mais foco em inovação, experiências imersivas e oportunidades de negócios”.
Em tom emotivo, Peter Eduardo Siemsen fez agradecimentos pessoais a membros da ABPI que o incentivaram, em especial ao pai Peter Dirk Siemsen, a quem visitou poucas horas antes da posse. E citou trecho de uma biografia sobre a vida do patriarca: “Quanto mais Peter frequentava eventos de propriedade industrial no exterior, mais percebia a atividade associativa como um instrumento para proteger a inovação, estimular a economia e melhorar o ambiente de negócios”. E acrescentou: “De volta ao Rio, o grupo do qual Peter fazia parte levou a ideia para outros escritórios e profissionais da área. Pouco tempo depois, em 16 de agosto de 1963, fundaram a ABPI”.
Ao passar o bastão da presidência, Gabriel Leonardos – que atuará na gestão de Peter Eduardo Siemsen como co-coordenador de Advocacy, ao lado de Gustavo de Freitas Morais – deu seu voto de confiança à nova diretoria. “Realizamos muito nestes quatro anos porque havia um grupo muito grande de diretores, conselheiros e sócios colaborando, por isso tenho certeza de que na nova gestão, com Peter Eduardo à frente, todo este grupo continuará motivado, pois esta é a força da ABPI, um conjunto que trabalha em prol da Propriedade Intelectual”.
Clique aqui e confira a nova diretoria da ABPI.
Participantes expressivos do sistema de Propriedade Intelectual compareceram ao encontro de confraternização de fim de ano da ABPI e ABAPI para saudar e incentivar as novas diretorias das duas entidades. A seguir alguns depoimentos.

Julio César Castelo Branco Reis Moreira, presidente do INPI.
“Esperamos realmente a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido junto com o INPI pelas duas associações. Vamos seguir discutindo soluções, trocando informações e gerando ideias para efetivamente mudarmos a realidade da Propriedade Intelectual no Brasil. Este é o principal ponto: contar com as duas associações para impulsionar cada vez mais o conhecimento e a sensibilização não só da sociedade, mas do governo sobre a importância do tema e a necessidade de um olhar diferenciado para o assunto”.

Luiz Henrique do Amaral, ex-presidente e membro nato da ABPI.
“Em relação à ABAPI, considero que a continuação do trabalho na defesa da profissão de Agente de Propriedade Industrial trará impactos positivos, para o sistema de Propriedade Intelectual. Já na ABPI, é uma honra ver o Peter Eduardo presidente. É um homem de muitos atributos, com uma história importante na Propriedade Intelectual, o que é essencial para o desenvolvimento da inovação no Brasil. Tenho certeza de que ele vai realizar um trabalho e uma gestão de excelência, seja nas relações com as autoridades e instituições, seja para consolidar um ecossistema de favorecimento da inovação, de desenvolvimento tecnológico, de proteção do investimento que, afinal, são ferramentas essenciais para o desenvolvimento nacional. E nesse sentido, Peter Eduardo será um protagonista importantíssimo no fortalecimento da Propriedade Intelectual no Brasil e no mundo”.

Luiz Edgard Montaury Pimenta, ex-presidente e membro nato da ABPI.
“Desejo que o Peter Eduardo continue o trabalho que já vinha fazendo na ABPI e agora, na presidência, que prossiga com a competência que sempre teve, desde a época que era presidente de um dos maiores clubes de futebol do Brasil”.

Luiz Otávio Pimentel, ex-presidente do INPI.
“É uma grande alegria ver estas duas diretorias das associações assumindo com a competência amplamente reconhecida na luta pelos profissionais que atuam na propriedade industrial. Na ABPI a nova gestão do Dr. Peter Eduardo vem fortalecida com a vice-presidência de Rodrigo Ouro Preto e todo esse time maravilhoso. Desejo uma excelente gestão a todos”.

Antonio Ferro Ricci, ex-presidente e conselheiro da ABAPI.
“Tenho certeza de que essas duas diretorias, tanto da ABAPI, com o Gabriel Di Blasi, quanto da ABPI, com o Peter Eduardo, farão excelentes trabalhos, uma vez que não lhes faltam capacidade técnica. Serão dois anos de muitos bons frutos para a Propriedade Intelectual”.

Renata Lisboa, conselheira da ABPI.
“Que esse novo período para as associações seja de união, e que propicie novas realizações. Na ABPI, como bem disse o Peter Eduardo, acho que teremos um novo legado da família Siemsen, que está sempre muito presente no sistema de PI, conciliando a técnica com o alto profissionalismo”.

Liane Lage, ex-diretora de Patentes do INPI e consultora de PI.
“Eu acho que a alternância de presidência é sempre boa, porque há sempre novas ideias, novas formas de elevar a Propriedade Intelectual. O Gabriel Leonardos fez uma excelente gestão, mas não há dúvida de que o Peter Eduardo também fará. Estamos com muita expectativa de que ele dará continuidade ao que já vinha sendo feito, trazer mudanças e novas expectativas para a Propriedade Intelectual. Temos muita luta pela frente, principalmente em relação ao INPI”.