Oficina participativa marca 8º Evento de Representações da ABPI em Maceió
A importância do capital intelectual no desenvolvimento das empresas saiu reforçada nos debates do 8º Evento de Representações da ABPI, em 28 de setembro último, na sede da OAB-AL, em Maceió. O encontro, com 119 participantes presenciais, foi coordenado pela Seccional Alagoas com o tema “Giro ABPI – Oficina de Contratos”.
Renata Lisboa, membro do Conselho Diretor da ABPI e coordenadora do ABPI-Ceduc, comandou a Oficina de Contratos. Para ela, o evento, na forma de oficina, acumula benefícios aos participantes. “A dinâmica que reproduz situações do dia a dia ajudou a consolidar o conhecimento, além de favorecer o trust working entre os participantes”, disse.
Segundo a conselheira da ABPI, como o grupo foi muito diverso, o desafio foi conduzir as discussões valorizando o conhecimento individual, mas sem se afastar do conteúdo proposto. Ao final, os ganhos e aprendizados individuais foram reconhecidos e compartilhados com o grupo. “A turma estava absolutamente participativa”, explicou Renata. “A demanda trazida pela nossa Representante Seccional, Branca Alves, foi para construirmos algo rico em conteúdo e para aplicação imediata, por isso o formato de oficina”.
O evento contou com a presença de Vagner Paes, presidente da OAB/AL, Branca Alves, presidente da Comissão de Direito da PI da OAB/AL e representante Seccional-AL da ABPI, Ticiano Tôrres Gadêlha, representante Seccional-PE da ABPI, Leila Albuquerque Melo Silva, do SEBRAE-Alagoas, Luiza Tângari Coelho, representante Seccional-MG da ABPI, Patrícia Falcão, coordenadora da Comissão de Transferência de Tecnologia e Franquias da ABPI, Bernardo Soares Teixeira Bemvindo, coordenador Geral de Contratos de Tecnologia do INPI, Marcio Merkl, coordenador da Comissão de Direito Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, Eduardo Bemfica, chefe do Escritório de Difusão Regional Nordeste do INPI, e Maria Inez Abreu, diretora-secretária da ABPI.