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O registro de marcas não tradicionais

No painel 6 “Estratégias para o registro de marcas não tradicionais”  Ayato Sakaki, cônsul Geral do Japão no Rio de Janeiro e adido de PI do Escritório de Patentes do Japão (JPO) e Matías Noetinger, vice-presidente da ASIPI, falaram das experiências no Japão e na América Latina sobre o tema. A moderação do debate foi de Luana Barros, da Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello. 

Logo de início, Sakaki fez questão de frisar que “fazer o registro de uma marca é crucial para o sucesso de uma empresa”. O cônsul também elencou vários tipos diferentes de marcas não tradicionais que podem ser registradas no Japão. Como sons, cores e combinações de cores, hologramas, entre outras. 

Sakaki também apontou que é fundamental se atentar à elegibilidade e aos detalhes de cada espécie de Trademark, quando do pedido de registros.

Matías Noetinger mencionou que na América Latina, em se falando de critérios de registro de marcas, não existem muitas diretrizes a serem seguidas. “O que é muito mais importante mesmo, é o cuidado com a descrição da marca a ser apresentada no pedido de registro. Na nossa região temos também diferentes marcas não tradicionais, como cheiros, textos e formas tridimensionais, por exemplo. Sempre faça uma descrição o mais clara possível. Use informações, pesquisas, o que for possível”.   

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