O Porto da Inovação
O Porto Digital de Recife, cidade onde ocorrerá o 44º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, tem tudo a ver com inovação. Trata-se de um dos principais parques tecnológicos do Brasil que atua nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo, animação, música, fotografia e design. Desde 2015, o Porto Digital também passou a atuar no setor de tecnologias urbanas.
Com faturamento anual de mais de R$ 4,7 bilhões, o Porto Digital é resultado de uma ação tripartite – governo, academia e empresas – e foi considerado pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em 2007, 2011 e 2015, o melhor parque tecnológico do Brasil. Participam do empreendimento 20 mil profissionais e empreendedores, alocados em cerca de 350 empresas, organizações de fomento e órgãos de governo.
Criado há 22 anos, o Porto Digital estendeu, em outubro do ano passado, seus braços para Portugal, com a inauguração, na cidade de Aveiro, do Porto Digital Europa. Trata-se de um hub para internacionalização de empresas de TI brasileiras e, na mão inversa, uma porta de acesso ao mercado brasileiro para empresas portuguesas de TI.
Desde o final de 2014, o parque também opera na cidade de Caruaru, localizada no Agreste do Estado de Pernambuco, com o Armazém da Criatividade.