Quem milita no mundo da Propriedade Intelectual e quer expandir o conhecimento internacional sobre o assunto, especialmente o Direito Europeu, o caminho é o LL.M, Intellectual Property and Competition Law. Trata-se de um mestrado ministrado no Munich Intellectual Property Law Center (MIPLC), um centro de pesquisa e educação em Propriedade Intelectual e Direito da Concorrência, sediado em Munique, na Alemanha. 
O programa capacita os alunos para lidar com as complexidades da PI, direito de dados, inovação digital e mercados competitivos em um contexto global.
Fundado em 2003, o MIPLC é um empreendimento de três instituições alemãs, o Max Planck Institute for Innovation and Competition, a University of Augsburg e a Technical University of Munich (TUM), e a norte-americana George Washington University Law School.
Com turmas pequenas, o LL.M recebe estudantes de todo mundo, principalmente de fora da Europa, entre eles alguns brasileiros, como foi o caso dos advogados Eduardo Machado, Melina Mamede, Felipe Danneman e Isabela Shores. O programa também inclui um valioso estágio, oferecendo uma experiência prática essencial para complementar os estudos.
Machado concluiu seu mestrado no MIPLC em 2009 e, entre suas lembranças, destacou a qualidade do conteúdo programático do curso, e, especialmente, a metodologia diferenciada de aprendizado. “Recordo que a prova final do curso era de apenas uma pergunta cuja resposta resultou em 17 páginas de dissertação. A ideia do método é valorizar não a resposta em si, mas como o pensamento foi desenvolvido para chegar a ela”.
Apesar de o LL.M focar na legislação europeia, explicou Machado, a convivência com várias culturas, levando em conta as peculiaridades de cada País, faz com que o aluno amplie universalmente o conhecimento da Propriedade Intelectual. Não é raro que, muitos dos que passaram pelo MIPLC, tenham sido recrutados para trabalhar em empresas europeias, como foi o caso da advogada Melina Mamede.