O debate sobre IA no Congresso Internacional de PI
A Inteligência Artificial (IA), no rastro das novas tecnologias, e seus efeitos na sociedade é hoje um dos temas mais discutidos no mundo. Como não poderia deixar de ser, ocupa lugar de destaque na programação do 45º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, que ocorrerá no Sheraton São Paulo WTC, de 17 a 19 de agosto próximos. O tema âncora do Congresso, “Colaboração na Era da Inteligência”, aponta para a necessidade do trabalho conjunto da sociedade para lidar com os desafios e oportunidades trazidas pela IA e outras inovações. Além disso, o assunto está presente em pelo menos seis tópicos do evento, entre plenárias, painéis e table topics.
A IA já aparece no domingo, 17, dedicado ao Dia do Jovem Profissional de PI, sob a temática “Propriedade Intelectual e Influenciadores digitais”, com o objetivo de trazer para estudantes e advogados iniciantes a importância da Propriedade Intelectual na era das novas tecnologias das redes sociais.
Os debates sobre IA prosseguem, na segunda-feira, 18, na plenária de abertura, com a abordagem sobre “Colaboração na Era da Inteligência”, tema que, por sinal, é o mesmo escolhido para o Fórum Econômico Mundial de 2025.
Na sequência, o primeiro painel do evento “Propriedade Intelectual e Inteligência Artificial” tratará do PL 2338/23, justamente voltado para regular a IA no Brasil, debate sobre o qual a ABPI tem participado ativamente. O Painel 4, no mesmo dia, discutirá sobre a “Economia do Crescimento: Inovações Sustentáveis como Caminho na Nova Era da Inteligência”. E o Painel 5 tratará do tema “Desenho Industrial na Era da Inteligência Artificial”.
Na terça-feira, 19, o painel 11 terá como tema “O uso de Inteligência Artificial nos Processos de P&D e Inovação”.