Crédito da foto: Ricardo Matsukawa
Com mais de 500 participantes, entre palestrantes, moderadores, inscritos presenciais e online, o 45º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, em seu retorno à São Paulo, mostrou sua força como o maior evento do gênero da América Latina. Ao todo, foram 120 participantes internacionais no Congresso.
Com 12 painéis, 12 table topics, além das plenárias e o almoço-palestra, durante três dias o evento debateu a “Colaboração na Era da Inteligência” sob os diversos vieses da Propriedade Intelectual.
O tema âncora do Congresso está em sintonia com o Fórum Econômico Mundial deste ano. “Cada vez mais o Congresso da ABPI se reafirma como fórum de excelência do debate contemporâneo e de alto nível da Propriedade Intelectual”, disse o presidente da ABPI, Gabriel Leonardos. “O que se viu neste evento foi uma antecipação dos debates que vão permear as questões da Propriedade Intelectual na Era da Inteligência Artificial”.
A Inteligência permeou todos os debates no Congresso, em particular a Inteligência Artificial, tema de primeira hora, hoje, na agenda da Propriedade Intelectual. Como não poderia deixar de ser, o evento deste ano, além de oferecer debates adensados sobre PI, trouxe inovações na programação como o Soft Opening, antecipando de forma online metade dos table topics do evento.
O Congresso também abrigou a primeira edição do Dia do Jovem Profissional de PI, organizado pelo Comitê de Jovens Profissionais de PI da ABPI. Com mais de 100 inscritos, o evento debateu o futuro da carreira do profissional de Propriedade Intelectual.
Foi um Congresso para deixar saudades, mas em 2026 tem mais.