O ano da reinvenção produtiva
O ano de 2020 trouxe grandes desafios e, com a pandemia, a ABPI teve que se reinventar. No entanto, a virtualização compulsória das atividades da associação teve seu lado positivo. Novas formas de tecnologia foram incorporadas ao dia-a-dia, o número de participantes nos eventos superou as expectativas e a comunicação com os associados se intensificou. “Foi um ano difícil, mas felizmente conseguimos cumprir uma agenda positiva e, graças ao empenho e dedicação de nossos diretores e da equipe administrativa, conseguimos oferecer bons serviços aos nossos associados”, avaliou o presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta.
Foram cerca de 50 webinars e 20 podcasts, totalizando em torno de 7.000 acessos. Este ano, a ABPI também lançou seu aplicativo para acesso a todos os seus serviços, incluída a Revista da ABPI, hoje totalmente digitalizada. O 40º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, o primeiro em formato virtual, teve número recorde de 1.223 inscritos de mais de 30 países. No evento, a ABPI entregou o Prêmio Patente do Ano a membros da Universidade Federal de Minas Gerais.
No quesito parcerias, a ABPI reforçou sua aproximação com o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que, por meio de seu presidente e diretores, participou de diversos eventos promovidos pela Associação, inclusive o Congresso. Em outra frente, a ABPI firmou acordos de cooperação com associações latino-americanas de propriedade intelectual e, mais recentemente, aderiu à Procomex – Aliança Pró-modernização Logística de Comércio Exterior.
No plano jurídico-institucional, a ABPI segue atuando como amicus curiae em ações envolvendo a Propriedade Intelectual. Merece destaque a defesa da constitucionalidade do Parágrafo Único do Art. 40 da Lei da Propriedade Industrial, no âmbito da ADI 5.529 (Ação Direta de Inconstitucionalidade) em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). A associação também se posicionou pela manutenção do Parágrafo Único do Artigo 40 da LPI (Lei 9.279/96). Para isso, publicou um Manifesto de página inteira no jornal Valor Econômico.
Nos webinars promovidos pela ABPI, os debates envolvendo a Covid-19, como não poderia deixar de ser, ganharam relevância. Abaixo um resumo das atividades virtuais desenvolvidas pela entidade ao longo de 2020.
- O Centro de Educação Continuada da ABPI – Ceduc foi lançado em 2020 e já ofereceu sete cursos. Os temas envolveram Gestão Estratégica de Marketing, Proteção de Dados (em dois módulos), Gestão Estratégica de Portfólio de Marcas, Mecanismo de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio, Programa de Treinamento Avançado de Especialistas da CASD-ND, Gestão Jurídica, Planejando o Futuro do seu Negócio e Mercado Editorial.
- A antiga parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), nos Cursos de Verão sobre PI ganhou formato novo com o IP Meetings, que teve oito edições no ano. Especialistas multidisciplinares debateram temas diversos, como Mediação e Arbitragem, Inteligência Artificial e Esporte.
- Em 2020 também foram realizados eventos por algumas representações seccionais da ABPI. A seccional do Paraná promoveu o debate “O sistema de Inovação do Paraná” e a do Rio Grande do Sul, “As Varas regionais Empresariais”.
- Foram realizados webinars com autoridades do executivo, legislativo e judiciário, bem como especialistas de diferentes áreas, para debater temas atuais ligados à PI, como “Impactos da LGPD no Judiciário”, ou transversais à matéria, como “A Justiça por Elas – onde estamos e para onde vamos”, com a ilustre presença da ministra Carmen Lúcia, do STF.
- Nas seis edições de Law & Fashion Webtalk, parceria da ABPI com a Comissão de Moda da OAB-RJ, especialistas em direito da moda debateram os desafios do setor em tempos de pandemia.
- A ABPI promoveu quatro International Webinars, que debateram, sob o prisma da PI, questões ligadas à Covid-19, patentes verdes e tecnologia.
Todos os webinars realizados pela ABPI podem ser revistos no canal da ABPI no Youtube.
As palestras do 40º Congresso Internacional da ABPI continuam disponíveis no site do congresso e para quem quiser rever, basta entrar com o login e senha da inscrição do evento.
Para quem perdeu algum curso do ABPI-Ceduc, eles estão disponíveis no modo on-demand. Você pode se inscrever a qualquer momento para ter acesso às aulas gravadas e aos materiais disponibilizados pelos professores.