No painel 4 “A Proteção às Marcas Famosas e os seus Efeitos Legais e Econômicos”, Megan Carpenter, Reitora e Professora de Direito da UNH Franklin Pierce School of Law, destacou algumas tendências globais em relação ao tema, como expansão territorial através do comércio global; expansão de bens/serviços em novos mercados e aumento do nacionalismo/territorialismo.
Anne Grecco, diretora de Estratégia da Interbrand, indicou que as marcas podem se transformar em ativos de negócio que ganham vida por meio de seus pontos de contato, gerando identificação, diferenciação e valor. “Isso cria margem para testar e inovar, fazendo que a marca possa ser explorada em diferentes mercados”.
A executiva apresentou o estudo Marcas Brasileiras Mais Valiosas 22/23, realizado pela Interbrand, que aponta o Itaú no primeiro lugar da lista. “Aqui no Brasil, as marcas mais valiosas são do setor financeiro, serviços e varejo”. A moderação do painel foi feita por Samantha Bancroft Vianna Braga.