INPI Hack premiou soluções que facilitam a vida do usuário
O INPI Hack, primeiro hackaton (maratona de soluções tecnológicas), promovido pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), entre os dias 5 e 12 de abril, teve 250 inscritos de 21 estados e premiou as melhores soluções digitais para otimizar o desempenho da autarquia. A ABPI esteve representada no júri pelo seu presidente, Luiz Edgard Montaury Pimenta.
O primeiro lugar ficou com “INPI na Palma da Mão”, da equipe GEF, um aplicativo para pagamento de serviços pela Guia de Recolhimento da União (GRU) de maneira mais simples e integrada diretamente com meios de pagamento. Também permite visualizar o andamento dos processos a partir dos arquivos da Revista da Propriedade Industrial (RPI).
A equipe Foxy, que elaborou o “GRUPI”, aplicativo organizador do fluxo de pedidos de patentes, foi o segundo colocado. Além de possibilitar o envio das petições em lote, permite a integração com o ambiente de escritórios de PI. O terceiro lugar ficou com o “ePI”, programa que formata automaticamente pedidos de patentes. Elaborada pela Liga Acadêmica de Propriedade Intelectual da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a solução também cria links para informações relacionadas, o que facilita na hora do exame.
As dez melhores equipes ganharam a participação no Programa de Pré-Aceleração, que será conduzido por profissionais do Sebrae, do SENAI/CIMATEC e do INPI, com encontros virtuais durante quatro semanas para ajudar os times a criarem seus próprios negócios a partir da solução desenvolvida no INPI Hack.