Newsletter Edição 18 - Setembro 2020

Logo ABPI
Voltar

Evento das Representações tem edições no Paraná e Rio Grande do Sul

Com o objetivo de levar o debate sobre a propriedade intelectual para fóruns diversos, em todo o País, a ABPI lançou, em setembro último, a série virtual “Eventos das Representações”, sob a batuta das representações seccionais da entidade, hoje presentes em oito estados. No mês de setembro, a representante seccional do Paraná, Maria Inez Araújo de Abreu, organizou o webinar “O Sistema de Inovação do Paraná”, enquanto o representante seccional do Rio Grande do Sul, Roner Fabris, promoveu debate sob o tema ““Varas Empresariais Regionais – Estruturas, competências e desenvolvimento futuro”.

O webinar sobre o “Sistema de Inovação do Paraná” reuniu o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Nelson Bona, e o secretário-executivo do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec), José Maurino de Oliveira Martins. A moderação do debate ficou a cargo de Cláudia Crisostimo, membro da Comissão de PI da OAB do Paraná, Procuradora Diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Tecnológica da UNICENTRO e Coordenadora da Câmara Marco Legal no SEPARTEC. Já a mesa de abertura foi integrada por Maria Inez Araújo de Abreu e a conselheira e membro nato da ABPI, Juliana Viegas.

Bona enfatizou que o Paraná é o segundo estado da Federação que mais investe em C&T e, de acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o segundo que mais investe em Inovação. Martins, por sua vez, detalhou como o estado planejou a criação de seu complexo de Parques Tecnológicos, que tem como objetivo aproximar universidades, centros de pesquisa e empresas e estimular o desenvolvimento de pesquisa junto ao setor produtivo.

2º Evento das Representações  – No evento “Varas Empresariais Regionais – Estruturas, competências e desenvolvimento futuro” debateram o desembargador e 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Ney Wiedemann Neto, o juiz titular da Vara Regional Empresarial de Novo Hamburgo, Alexandre Kosby Boeira, e a juíza federal da 2ª Região, Márcia Nunes de Barros, com moderação de Roner Fabris.

Durante o debate os magistrados concordaram que a especialização do Judiciário é essencial para a melhoria das decisões envolvendo matéria de Propriedade Intelectual. A juíza Márcia Nunes de Barros mostrou que o Rio de Janeiro já conta com quatro varas federais especializadas em propriedade intelectual, com uma média de 300 processos por ano, mas defendeu que a especialização deve também se estender aos tribunais superiores.

Você pode assistir aos dois eventos no Canal da ABPI no Youtube.

Para ver o webinar do Paraná, clique aqui 

Para assistir ao webinar do Rio Grande do Sul, clique aqui

Voltar SEJA UM ASSOCIADO