Estrangeiros marcam presença no maior congresso de Propriedade Intelectual da AL
A poucos dias do início da realização do 44º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, em 12 e 13 de agosto próximos, em Porto de Galinhas, no Recife, ainda há tempo para novas inscrições. Motivos não faltam para participar deste evento, o maior do gênero da América Latina, que, este ano, tem como tema “Acelerando para o Futuro: Propriedade Intelectual e Ética Frente às Novas Tecnologias”. Restrito, durante anos, ao eixo Rio-São Paulo, o Congresso desembarca no Nordeste com presença marcante de estrangeiros: até o momento há participantes de 22 países de três continentes.
A julgar pelo nível dos palestrantes, a densidade da programação e a variedade de atividades, o Congresso deste ano não deve nada aos anteriores e, em alguns aspectos, houve até um upgrade. Há atrações para todos os gostos. No âmbito regulatório da PI destacam-se, além dos integrantes do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), as presenças de representantes do JPO (Japan Patent Office) e do USPTO (United States Patent Office), instituições que figuram entre os mais importantes escritórios de patentes do planeta.
E, para adensar ainda mais o debate internacional, estão confirmadas presenças de integrantes da WIPO (World Intellectual Property), ASIPI (Asociación Interamericana de la Propiedad Intelectual), OMC (Organização Mundial do Comércio) e APDI (Associação Portuguesa de Direito Intelectual). Some-se a isso a participação nos colóquios da diretoria da ABPI e dos representantes dos mais renomados escritórios de advocacia da área de PI, nacionais e internacionais.
O Judiciário, sempre presente nos congressos da ABPI, está representado este ano por magistrados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Já o setor privado traz o selo de empresas de primeiríssima grandeza como Novo Nordisk, Ericsson, Hogarth, Bayer, AMBEV, Ápice, Mercado Livre e Moura.
Tecnologia – Na área da tecnologia, um dos pontos altos do Congresso, o debate tem as frentes formadas por instituições do porte do Parque Tecnológico da Paraíba, do Porto Digital do Recife e do CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. No primeiro dia do Congresso os representantes vão apresentar suas experiências sobre os “Ecossistemas de Inovação”.
Os oito table topics programados para este ano são uma atração à parte do Congresso. Os palestrantes convidados vão debater temas como patentes essenciais, avaliação de intangíveis, secondary meaning, inteligência artificial, governança em PI, marca de alto renome e combate ao comércio ilegal.
No mais, na plenária de encerramento do Congresso, haverá a entrega do prêmio Patente do Ano da ABPI, que, nesta 5ª edição, contemplará as criações protegidas por patentes verdes. E, para finalizar, a festa de encerramento do maior congresso de PI latino-americano. O ano que vem tem mais.
As inscrições para o 44º Congresso Internacional da ABPI podem ser feitas no site do Congresso.
Advogados, empreendedores e demais participantes de toda a região Nordeste têm 60% de desconto no valor da inscrição.
Clique aqui e veja programação completa.