Newsletter ABPI - Congresso 2025 - Dia 2

Logo ABPI
Voltar

Duas visões sobre a Inteligência Artificial

Crédito da foto: Ricardo Matsukawa

 

Uma visão jurídica e outra ética marcaram, nesta segunda, 18, o debate sobre o PL 2338/23, que tramita na Câmara dos Deputados e trata sobre o uso da Inteligência Artificial no Brasil. O diretor do ITS Rio, Carlos Affonso Souza, destacou três artigos do PL – o Art. 62, o Art.64, e o Art.65 -, que tratam especificamente dos direitos de autor e conexos, e fez uma análise comparativa das legislações europeia, americana e japonesa. Já o presidente da Interartis, Victor Drummond, enfatizou a diferença entre a criação humana e a produzida por IA. O painel foi moderado pela diretora editora da ABPI, Laetitia D`Hanens.

Sobre as similaridades e diferenças entre as legislações, Affonso mostrou que a da União Europeia exige transparência sobre dados e permite que os titulares de direitos possam excluir suas obras via mineração de dados. Obras exclusivamente geradas por IA não são protegidas por Direitos Autorais. Já nos Estados Unidos, o uso destas obras é avaliado sob a doutrina do fair use. No Japão, este uso é válido desde 2009 e permite que os desenvolvedores sejam considerados autores se houver intervenção humana.

O presidente da Interartis considerou que, em não sendo necessário indicar a origem e nem pagar pelo uso de uma obra, a IA generativa impõe uma condição de vulnerabilidade para os autores. “Há uma diferença substancial no que é criado por IA e pelo ser humano, mas daqui há pouco tempo só saberemos a autoria se nos for dado conhecer”, disse. “As empresas que têm ferramentas de IA estão propondo um novo pacto civilizatório em que só elas decidem”.

 

 

Voltar SEJA UM ASSOCIADO
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.