Dia Mundial da Propriedade Intelectual
No último dia 26 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Propriedade Intelectual e, como não poderia deixar de ser, a ABPI participou de diversos eventos para comemorar a data. Desde 2000, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI estabelece um tema para comemorar o dia especial e, em 2019, a escolha foi “Inovação no Mundo do Esporte”.
No dia 26, a OMPI realizou, no Rio de Janeiro, a mesa redonda “A importância de uma estratégia de PI para o desenvolvimento esportivo”, que contou com a mediação do presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta e a participação do associate vice president for Latin America da NBA, Sérgio Perrello Filho, o surfista e empresário Rico de Souza e o advogado Paulo Parente, membro do Conselho Diretor da ABPI.
Num bate-papo descontraído, Rico de Souza contou histórias de surfe e surfistas, e como desenvolveu e protegeu sua marca, hoje patrocinada por grandes empresas. Laura Hammel, adido de Propriedade Intelectual para o Mercosul, Guianas e Suriname do Departamento de Comércio dos EUA (USPTO), mostrou o desenvolvimento acelerado do mercado de esporte, que cresce a taxas de 7% ao ano. Parente, por sua vez, destacou a importância de proteger marcas, patentes, desenhos industriais, como forma de valorização destes ativos. Montaury Pimenta lembrou que na década de 90 muitas marcas estrangeiras de surfe eram pirateadas, uma vez que, na ocasião, o INPI não aplicava os tratados internacionais, dos quais o Brasil era signatário e inibiam este tipo de prática.
Já no dia 24, a ABPI realizou um coquetel, no Rio de Janeiro, em conjunto com a ABAPI e ASPI para todos os associados das entidades. O encontro aconteceu na sede da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial – ABAPI e contou com uma mesa para discussão sobre a “Inovação no Mundo do Esporte”. A entidade paulista também organizou um coquetel em São Paulo. O presidente da ASPI, Marcello do Nascimento, participou da discussão via videoconferência.
No mesmo dia 24, a OAB/PR realizou, em Curitiba, um evento que contou com o apoio do INPI e da ABPI, que foi representada por Marcelo Mazzola, diretor editor adjunto e Maria Inez Araújo de Abreu, representante seccional para o Paraná da ABPI, que também é vice-presidente da Comissão de PI da OAB/PR. O encontro teve ainda palestras de Vinicius Grein, diretor de Inovação e Marketing do Athletico Paranaense, Lucas Pedrozo, Gerente de Contratos de Futebol do Coritiba F.C., e Nícolas Guimarães, pesquisador em Propriedade Industrial do INPI. O evento constou do mapa de atividades do Dia Mundial da PI nos Estados organizado pelo INPI, bem como da OMPI.
No dia 18 de abril, o Parque Tecnológico da UFRJ promoveu, no Rio de Janeiro, evento que teve a participação do diretor da ABPI, Filipe Fonteles Cabral, e vários especialistas que apresentaram tecnologias para monitoramento de atletas de alta performance, além de promover debates sobre como a inovação e os direitos de propriedade intelectual apoiam e estimulam o esporte em todo o mundo. Uma discussão sobre o case da startup Eagle juntou representantes do Instituto Reação, Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), UFRJ, além de medalhistas olímpicos e paraolímpicos. A atividade fez parte da série “Encontros no Parque” com apoio da ABPI, Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).