O Table 6 “Data Centers como Ecossistemas de Inovação”, encerrou as atividades do Soft Opening, com a participação de Bernardo Santos, sócio da Madrona Advogados; Luciano Fialho, vice-presidente Sênior da Scala Data Centers; Fabrizio Sardelli Panzini, diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais da AMCHAM Brasil e Luiza Tângari Coelho, sócia da Madrona Advogados, como moderadora.
Em sua apresentação, Bernardo Santos abordou sobre como os Data Centers impulsionam o ecossistema de inovação. “O desenvolvimento da infraestrutura de data centers mobiliza investimentos para segmentos diferentes, como tecnologia, engenharia, energia e mão de obra especializada”.
O advogado apontou que a demanda por IA deve impulsionar a modernização dos data centers. “Estudos indicam um aumento de 12% nos investimentos em 2025 para garantir que a infraestrutura de TI possa atender as necessidades de tráfego geradas por IA no Brasil”.
Luciano Fialho comentou sobre os custos de implementação de um data center. “A construção de um data center de 40 megawatts deve consumir um investimento na ordem de R$ 15 bilhões de reais. É necessário uma área grande, um sistema de refrigeração sofisticado, levar conectividade até o local e instalar todos os servidores”.
Na opinião de Fialho, hoje é possível considerar um data center como uma usina elétrica do mundo digital. “No mundo atual, sem os data centers a inovação teria outras características”, concluiu.
Na sua fala, Fabrizio Sardelli Panzini, disse que nações que têm políticas de PI, infraestrutura digital e incentivam a IA, conseguem criar ecossistemas mais competitivos e, com isso, os países se tornar mais inovadores.
Panzini também entrou na questão sobre os valores para se instalar um data center no Brasil e citou números da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom). Segundo a entidade, esse custo no Brasil é 30% superior do que a média global. “Cerca de 70% desses está relacionado à importação”.
O executivo da AMCHAM Brasil esclareceu que o governo brasileiro tem atuado na direção de reduzir esses valores, e citou o Redata, que é um programa federal de incentivo à instalação de datacenters de IA no Brasil.
Se você perdeu este Table Topic, e está inscrito no Congresso, é possível revê-lo no site.
https://2025congresso.abpi.org.br/programacao/
Entre com seu login e senha e assista!