Congresso Internacional de Propriedade Intelectual da ABPI debate novas tecnologias
Prosseguem os preparativos para o 44º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, o maior do gênero da América Latina. Este ano, interrompendo um ciclo de vários anos em que era realizado intercaladamente no Rio e em São Paulo, o evento ocorrerá em Porto de Galinhas, próximo a Recife, nos dias 12 e 13 de agosto de 2024. Sob o tema “Acelerando para o Futuro: Propriedade Intelectual e Ética frente às Novas Tecnologias”, o 44º Congresso a ABPI terá duas Plenárias (abertura e encerramento), oito Painéis e mais oito Table Topics, com a presença de especialistas do Brasil e exterior.
O tema central do congresso envolve um amplo debate sobre como as novas tecnologias podem moldar e influenciar a sociedade em geral, principalmente, os tomadores de decisão. As novas ferramentas da economia digital desafiam preceitos centenários da Propriedade Intelectual, suscitando profundos debates nos campos ético e jurídico. Constam nesse rol de inovações, entre outros, a inteligência artificial generativa e suas criações, as criptomoedas e o blockchain, que ganham cada vez mais relevância no cenário global.
Ao desembarcar no Nordeste, a ABPI reconhece Recife como importante polo de tecnologia e inovação do País, base para o florescimento de uma cultura de propriedade intelectual. Maior PIB (Produto Interno Bruto) per capita do Nordeste, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Recife ostenta uma das infraestruturas mais modernas entre as capitais nordestinas.
A capital pernambucana se destaca pelo hub de tecnologia do Porto Digital (ver matéria nesta edição) e o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife). Não é por outra razão que o portal Rest of World, publicação que analisa experiências tecnológicas de economias que estão fora do mainstream, listou Recife, ao lado de Lagos (Nigéria), Bangalor (Índia), Shenzen (China), Tel Aviv (Israel) e Medelin (Colômbia), entre as seis cidades do mundo que lideram a construção do futuro da indústria de TI.
O Congresso acontecerá no The Westin, em Porto de Galinhas, a 30 minutos de Recife e próximo ao aeroporto.
Para inscrições e mais informações acesse aqui.