Newsletter - Edição 38 - Julho 2022

Logo ABPI
Voltar

Congresso da ABPI traz palestrantes de peso e temas atuais

Com temas atuais e palestrantes de alto nível, o 42º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, o maior e mais importante evento do gênero na América Latina, entrou em contagem regressiva. Nos dias 22 e 23 de agosto, sob o signo de “Inovação e Sociedade 5.0”, o evento contará com duas sessões plenárias, 12 painéis e dez table topics para debater os mais relevantes assuntos que permeiam a Propriedade Intelectual.  

Este ano, dois oradores de peso abrirão os trabalhos nos dois dias do 42º congresso. Na segunda, às 9 horas, será a vez de Stafford Masie, investidor-anjo em startups de tecnologia e ex-CEO do Google na África do Sul. Com mais de 25 anos de atuação na indústria de TI, Masie tem passagens pelas empresas Telkom, Dimension Data, Novell e Google, onde liderou o lançamento das versões africanas do Google Search, Adwords, Google Maps e Street View, assim como a versão sul-africana do YouTube. Atualmente, Masie dá palestras em escolas de negócios e aconselha empresas atuantes na área de rede blockchain, bitcoin e criptomoedas. 

Na terça-feira, 23, também às 9 horas, o keynote speaker será o economista carioca Guilherme Benchimol, que traçará cenários possíveis da economia brasileira. Fundador e presidente executivo do Conselho de Administração da XP Investimentos, ele criou, em sociedade com Marcel Maisonave, a XP Investimentos, hoje uma das maiores corretoras do País.  

As duas plenárias do Congresso prometem ser concorridas. A Plenária I, no primeiro dia do evento, terá como palestrante o secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Alexandre Ywata. Engenheiro aeronáutico de formação, Ywata é mestre em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB) e PhD pela Northwestern University (EUA). Foi professor da Universidade British Columbia, no Canadá, e na Caixa Econômica Federal ocupou os cargos de vice-presidente de riscos e controles internos e vice-presidente de fundos de investimentos. Detalhe: uma prévia do que será tratado pelo secretário especial de Produtividade e Competitividade consta no artigo “O presente e futuro do INPI”, publicado recentemente em O Globo pelo presidente da ABPI, Gabriel Leonardos, que, por sinal, é o moderador da plenária (veja íntegra do artigo nesta edição). 

Na Plenária II, de encerramento, o debate sobre “Ação Civil Pública para estruturação do INPI” reunirá – também sob a moderação do presidente da ABPI – o adido de propriedade intelectual para o Mercosul, Guianas e Suriname, David Kellis; a professora de Direito Processual Flávia Pereira Hill; o advogado e professor Gustavo Osna; e o advogado Marcelo Mazzola, que atuará como debatedor. 

Além das plenárias e painéis, outras atrações prometem abrilhantar o evento. Na segunda, 22, haverá o almoço-palestra organizado pelo Comitê de Diversidade da ABPI com o tema “Diversidade como valor imaterial”. O palestrante será o professor Renato Ferreira, especialista em Relações Raciais, Direitos Humanos e Diversidade, e professor de Direito e Políticas Públicas. O almoço-palestra é exclusivo para os inscritos na modalidade presencial do Congresso. Para participar é necessário enviar um e-mail para abpi@abpi.org.br solicitando um código de acesso. 

Também na segunda, 22/08, às 20h, ocorrerá o coquetel de recepção dos patrocinadores. Ambos os eventos são oportunidade para que os participantes possam interagir e fazer networking. 

No encerramento do evento será entregue o 3º Prêmio Patente do Ano da ABPI. Nesta edição, no espírito da Sociedade 5.0, a premiação contemplará profissionais e empresas que patentearam no Brasil suas inovações relacionadas ao bem-estar humano. 

Voltar SEJA UM ASSOCIADO