Newsletter - Edição 29 - Outubro 2021

Logo ABPI
Voltar

Comitê de Diversidade completa um ano de realizações

Criado em outubro do ano passado, o Comitê de Diversidade e Inclusão da ABPI completa seu primeiro ano de vida com ações em várias frentes na luta pela causa. Sob a batuta dos coordenadores, as advogadas Joana de Mattos Siqueira, Isabella Cardozo, Pedro Vilhena e Monique Bastos, o comitê vem dando seu recado sobre a diversidade que inclui o respeito ao ambiente, às pessoas e as suas diferenças. Estes temas já foram abordados em webinars, cursos, podcasts, posts nas redes sociais e marcaram presença nas duas últimas edições do Congresso Internacional da Propriedade Intelectual.

 Ainda nos meses de novembro e dezembro deste ano, em datas emblemáticas da causa da diversidade, o Comitê estará postando mensagens nas redes sociais voltadas à questão racial, violência contra a mulher e Outubro Rosa. O Comitê também está trabalhando para apresentar um plano de ação para a nova diretoria que assumirá o manche da ABPI em 2022. “O engajamento da ABPI na causa da diversidade está tendo repercussão no meio jurídico”, diz a coordenadora Joana de Mattos Siqueira. “Muitos escritórios que ainda não haviam aderido à causa já estão implementando internamente seus comitês de diversidade”.

 Em outubro de 2020, durante o 40º Congresso Internacional da ABPI, os participantes da sessão interativa de networking “Diversidade e Inclusão na Propriedade Intelectual”, debateram sobre a importância deste tema nas empresas, que contou com a presença de Fernanda Beser, Counsel, Intellectual Property na Netflix, Maria Goldberg, da YDUQS, e Simone Bittencourt, da Philip Morris Brasil. 

 No evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher, em março deste ano, realizado conjuntamente pela ABPI, ABAPI (Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial), ASIPI (Associación Interamericana de la Propiedad Intelectual) e ASPI (Associação Paulista da Propriedade Intelectual), o tema tratou da violência contra a mulher e reuniu Andréa Possinhas, da ABAPI; Neide Bueno, da ASPI; Erika Diniz, da ABPI, Elisabeth Siemsen do Amaral, da ASIPI; e Kone Cesário, da Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ.

 Nos meses de maio e junho últimos aconteceu o curso “A Gestão da Diversidade Racial e a Nova Responsabilidade Corporativa”, coordenado pelo advogado, professor e especialista em Relações Raciais, Direitos Humanos e Gestão para a Diversidade, Renato Ferreira. Em junho também ocorreu o webinar “Inclusão LGBTQIA+ no mercado jurídico”, reunindo a advogada Luanda Pires e Felipe Britto, da Philip Morris International. No encontro, os participantes concluíram que o preconceito contra homossexuais, lésbicas, transgêneros e afins está entranhado na sociedade e só será superado com o esforço de todos.

  No 41° Congresso da ABPI, em agosto, a sessão interativa de networking trouxe para o debate o tema “Diversidade e Inclusão: aprendendo e compartilhando experiências de sucesso”, com a participação de Barbara Rosenberg, do BMA Advogados; Laura Davis Mattar, do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados; Marcia Cicarelli Barbosa de Oliveira, do Demarest Advogados; e Monique Bastos, do Veirano Advogados, sob a moderação da advogada Renata Shaw.

 

Voltar SEJA UM ASSOCIADO