Alguns destaques desta segunda-feira
Congressistas!
Você, que está participando deste 43º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, da ABPI, o maior do gênero da América Latina, seja bem-vindo.
Este é um Congresso especial, em que comemoramos o 60º aniversário da ABPI. Além do Congresso, esta data célebre será comemorada nesta segunda-feira, a partir das 20h, em uma festa no Parque Bondinho Pão de Açúcar, um dos símbolos da Cidade Maravilhosa. Todos os participantes na modalidade presencial já têm seus ingressos garantidos para a festa e podem adquirir ainda hoje ingressos para acompanhantes.
Esta segunda-feira será pródiga em atrações para todos os gostos. Você pode fazer o seu roteiro analisando o Programa Sintético que está junto com o seu crachá. Para quem vai participar na modalidade online, clique aqui para ver a programação.
Também vale uma visita ao site do congresso para conhecer toda a programação, os temas propostos, os palestrantes convidados e todos os moderadores, tanto dos painéis, quanto dos Table topics. Para isso, acesse aqui.
Plenária I – Um dos destaques deste primeiro dia do evento fica para a Plenária I que terá a participação do presidente do INPI, Júlio César Moreira; Juliana Ghizzi Pires, diretora do Departamento de Política de Propriedade Intelectual e Infraestrutura da Qualidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e o presidente da ABPI, Gabriel Leonardos, como moderador. O tema da palestra é o “Plano Nacional de Propriedade Intelectual”.
O plano está sendo gestado no âmbito do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI), do qual a ABPI faz parte. Em abril, o GIPI realizou sua primeira reunião ordinária deste ano para discutir o Plano de Ação 2023-2025 da Estratégia Nacional da Propriedade Intelectual (ENPI).
Criado em 2019, o GIPI é formado por representantes de 11 ministérios e tem como atribuição coordenar a atuação do governo federal no tema da Propriedade Intelectual. O principal foco é a implementação de políticas públicas para o setor, dentro das metas traçadas para a ENPI, que, por sua vez, é executada por meio de Planos de Ação bienais aprovados pelo GIPI.
Presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o GIPI atua para tornar o sistema de Propriedade Intelectual do País mais utilizado pela sociedade, de forma a atrair investimentos em inovação e tornar a economia mais competitiva.