ABPI promove webinar sobre obra de Portinari
A Comissão de Estudos de Direito da Arte e Cultura da ABPI realiza, no dia 4 de julho próximo, o webinar “O Projeto Portinari: Manutenção e Democratização do Legado de Candido Portinari”, com a presença de João Candido Portinari, único filho de Candido Portinari, fundador e responsável pelo Projeto Portinari. O palestrante tratará sobre o gerenciamento e gestão de negócios do acervo do artista, além de questões de direito de autor. Também falará sobre a obra Guerra e Paz, e os desafios enfrentados e projetos futuros para o acervo.
A Comissão de Estudos de Direito da Arte e Cultura da ABPI tem como coordenadores Carmem Iris Parellada Nicolodi, Frederica Richter e Gustavo Martins de Almeida.
João Candido Portinari é Ph.D. pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), cursou o Lycée Louis-Le-Grand e a École Nationale Supérieure des Télécommunications, em Paris, onde se formou como Engenheiro de Telecomunicações. Em 1967, passou a integrar o quadro docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), sendo um dos fundadores do Departamento de Matemática e, de 1968 a 1970, diretor da universidade. Em 1979, criou o Projeto Portinari, empenhado no levantamento, catalogação, pesquisa e democratização do vasto acervo sobre a obra, vida e época do pintor Candido Portinari (1903-62).
João Candido já recebeu várias comendas, entre elas, Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro; Prêmio Sérgio Milliet, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte; Personalidade do Ano (2012), pela Associação Brasileira de Críticos de Arte e Ordem da Stella d’Italia, concedida pela Presidência da República da Itália.
Acesse os links para inscrições:
Para associados, acesse aqui.
Demais participantes, acessem aqui.