Newsletter ABPI - Edição 56 - Março 2024

Logo ABPI
Voltar

ABPI promove em Recife o maior evento de Propriedade Intelectual da América Latina

A Inteligência Artificial e as novas tecnologias estarão no cerne dos debates do 44º Congresso Internacional de Propriedade Intelectual da ABPI, o maior do gênero na América Latina. Sob o tema “Acelerando para o Futuro: Propriedade Intelectual e Ética frente às Novas Tecnologias”, o evento, durante muito tempo restrito ao eixo Rio-São Paulo, ocorrerá este ano em Porto de Galinhas, na região do Recife, nos dias 12 e 13 de agosto. 

O objetivo do Congresso será discutir, no campo ético, econômico e jurídico, as novas ferramentas digitais, que desafiam preceitos centenários de propriedade intelectual e podem moldar e influenciar a sociedade em geral, principalmente os tomadores de decisão. 

As duas plenárias, oito painéis e oito table topics do evento abordarão, entre outros, temas ligados à economia digital, como blockchain, criptomoedas, games, IA generativa e suas conexões com o universo da propriedade intelectual, entre marcas, patentes, desenho industrial, indicações geográficas, direito autoral e transferência de tecnologia. 

Concebido em formato híbrido, presencial e online, o 44º Congresso reunirá representantes da indústria, do judiciário, advogados, autoridades de governo, além de dirigentes empresariais e entidades nacionais e estrangeiras. 

Recife e a Inovação
Além de protagonizar uma cultura vibrante e natureza privilegiada, Recife tem papel destacado em tecnologia e inovação. Terceira maior cidade do Nordeste, a capital pernambucana foi destaque recente pelo portal internacional Rest of World como uma das seis cidades do mundo que lideram a construção do futuro da indústria de TI. Nesta seara, Recife se destaca principalmente pelo hub de tecnologia do Porto Digital, e pelo CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).

O Porto Digital de Recife atua nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo, animação, música, fotografia, design e tecnologias urbanas. Com faturamento anual de mais de R$ 4,7 bilhões, o Porto Digital é resultado de uma ação tripartite – governo, academia e empresas – e foi considerado pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) o melhor parque tecnológico do Brasil. 

Fundado em 1996, o CESAR, hoje com mais de mil colaboradores e cerca de 3.000 projetos já realizados, opera em todo o ciclo de inovação, desde pesquisa, formação de pessoas, experimentação e criação de novos modelos de negócios.

Inscrições 

As inscrições para o 44º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, que oferecem desconto para associados, já estão abertas. 

Aproveite o desconto especial para inscrições antecipadas até o dia 15 de maio. 

Mais informações e inscrições no site do evento.  

Os interessados no Congresso e que ainda não são associados da ABPI podem se tornar membros clicando aqui. 

 

Voltar SEJA UM ASSOCIADO