A ABPI foi habilitada, ao lado de outras 19 instituições da sociedade civil selecionadas, para integrar o Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI) – instância exercida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços (MDIC) – no mandato 2024-2026.
Desde que o GIPI foi instituído pelo Decreto nº 9.931, de 23 de julho de 2019, a ABPI integra o colegiado – que tem a finalidade de coordenar a atuação do Governo Federal no campo da Propriedade intelectual – e participa ativamente na implementação da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI).
A seleção das entidades foi regulamentada pelo Edital GIPI n. 1/2024 e os requisitos estipulados na Resolução GIPI n. 5/2022, publicada em 29 de junho de 2022.