Newsletter ABPI - Edição 75 - Novembro 2025

Logo ABPI
Voltar

ABPI e ENPI disseminam a PI pelo País

O programa ABPI/ENPI, que tem como objetivo disseminar a cultura da Propriedade Intelectual pelo País, chegou em Niterói (RJ), no último dia 11 de novembro, e em Teresina (PI), no dia 6 de novembro. Os eventos são frutos das atribuições da ABPI no âmbito da Estratégia Nacional da Propriedade Intelectual (ENPI), de acordo com a sua participação no Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços (MDIC).

Piauí – Em Teresina, o evento “Introdução à Propriedade Intelectual, seus fundamentos e importância como fator impulsionador ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil” reuniu os especialistas Arimatéia Quinto e Maria Rebello, da Quinto & Rebello Propriedade Intelectual; Guilherme Duarte Parente Alencar e Juliana Irineu, da OAB-PI; e Evelyn Roboredo, consultora da ABPI; 

O evento, realizado pela ABPI e o Jetro-SP, contou com a participação de alunos do curso de Segurança do Trabalho e do Mestrado em PI, ambos do Instituto Federal do Piauí – IFPI, além de empresários e pesquisadores de outras áreas. O debate teve o apoio Instituto Federal do Piauí – IFPI, Programa de Pós-graduação Profissional em Propriedade Intelectual – IFPI, Comissão de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da OAB/PI e Comissão de Direito das Startups da OAB/PI.

Para Alencar, eventos sobre Propriedade Intelectual no Piauí são essenciais para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo local, além de ampliar o acesso à informação e estimular a valorização das criações regionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e tecnológico do estado.

Rio de Janeiro – Em Niterói, o 23º Evento de Representações da ABPI, realizado em parceria com a Comunidade Arariboia Valley, teve como tema “A importância da Propriedade Intelectual e de sua proteção: uma abordagem prática”,  com a participação de Gustavo Salema, da OAB/RJ-Niterói e Evelyn Roboredo, advogada especializada em PI e consultora da ABPI.

Para Mariana Baez, liderança da Arariboia Valley, que também participou do encontro, a iniciativa serviu para mostrar que a PI é um dos pilares mais estratégicos para o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Niterói. “Em uma economia cada vez mais baseada em ideias, tecnologia e criatividade, a PI deixa de ser apenas um tema jurídico para se tornar uma ferramenta de gestão e sustentabilidade empresarial, capaz de impulsionar o crescimento e a visibilidade das iniciativas locais”, disse.

Voltar SEJA UM ASSOCIADO
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.