Newsletter - Congresso ABPI 2024

Logo ABPI
Voltar

A busca pela Inovação

O painel 8 “Políticas Corporativas de Inovação” reuniu representantes do Grupo Moura (fabricante de baterias elétricas, do Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura ( ITEMM) e da Stellantis, conglomerado automotivo, formado a partir da união da montadora Fiat Chrysler Automobiles com a montadora francesa PSA Group. O objetivo foi contar como essas empresas e o Instituto têm se empenhado na busca pela inovação. Ricardo Boclin, da ClarkeModet, foi o moderador. 

Ana Flávia Pontes, Supervisora de Projetos de PD&I do PMO / PMO do, Grupo Moura, afirma que a empresa tem em seu DNA a inovação e a sustentabilidade. “Investimos recentemente R$ 2,5 milhões para desenvolver uma embalagem biodegradável. Geramos uma retirada de 30 toneladas de plástico do mercado e -80% de consumo de energia elétrica na produção das embalagens.Queremos eliminar o uso de plástico na produção das embalagens. Por conta disso, buscamos um registro de patente verde, com pedido já em curso”. 

A empresa tem uma equipe interna e conta com apoio de escritórios externos para gerenciar todas as questões de Propriedade Intelectual, que englobam, Propriedade Industrial, Direito autoral, programas de computador, marcas, patentes, desenho industrial e  modelo de utilidade. “Atualmente, temos 35 patentes depositadas e concedidas, sendo 31 no Brasil, três nos Estados Unidos e uma na Argentina”.

Outra ação inovadora do Grupo Moura é uma nova unidade de reciclagem, que deve iniciar os trabalhos em 2025. Segundo Ana, a projeção é alcançar a marca de 274 mil toneladas por ano de baterias recicladas, geração de 250 empregos diretos e uma capacidade produtiva de 136 mil toneladas. “O investimento total deve chegar a R$ 700 milhões”.

A empresa começou as atividades em 1957, no município de Belo Jardim, em Pernambuco. Hoje, a companhia tem quatro unidades na cidade. 

Pesquisa e desenvolvimento – Marcos Malveira, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do ITEMM, um centro de pesquisas que surgiu a partir do Grupo Moura, disse que o Instituto iniciou os trabalhos com foco em acúmulo de energia. “Com o passar dos anos, começamos a diversificar o portfólio”.

Em 2014, o instituto firmou parcerias para o uso de baterias na geração fotovoltaica. “Depois, outra parceria nos levou para as linhas de montadoras, com possibilidade de caracterização das baterias. Em 2019, foi a vez de nos envolvermos com a mobilidade elétrica. Já em 2021, criamos processos de geração, distribuição e transmissão de energia”. A sede matriz do ITEMM também está localizada no município de Belo Jardim (PE).  

Mais investimentosFelipe Falcone Perruci, Diretor Jurídico para a América do Sul da Stellantis, citou que a empresa investe em Pernambuco, desde 2011, com a inauguração do Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em 2015. Recentemente, a companhia já anunciou novos investimentos na unidade.

O executivo ressaltou que até 2030, a companhia pretende ser uma empresa de tecnologia, voltada para a mobilidade. Enquanto 2030 não chega, a Stellantis continua sua expansão. Nos últimos meses foi fechado um acordo com a chinesa Leapmotor. “Teremos exclusividade para vender os automóveis chineses que devem começar a chegar ao Brasil em 2025”.

Outra questão ligada à inovação, apresentada pelo diretor da Stellantis, é o número expressivo de patentes que a empresa tem. “No ano passado registramos 58 patentes no INPI. Estamos em terceiro lugar numa lista de empresas privadas e instituições públicas. Somos a empresa privada que mais registrou patentes no período. Na nossa frente, só a Petrobras (1º) e a Universidade Federal de Campina Grande (2º). Estamos na frente da Universidade Federal de Minas Gerais (4º)”. 

Voltar SEJA UM ASSOCIADO
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.