Newsletter Edição 45 - Março de 2023

Logo ABPI
Voltar

1º Seminário Internacional de Mulheres em PI supera expectativas 

Com cerca de 185 participantes, incluindo representantes de vários países, entre membros de governo, advogados de PI e acadêmicos, o 1º Seminário Internacional de Mulheres em Propriedade Intelectual, realizado no último dia 15, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, superou as expectativas das organizadoras e de seus participantes. Os debates, que tinham como eixo a Propriedade Intelectual, focaram em questões envolvendo diversidade e inclusão, mas abrangeram temas de tecnologia de ponta, como inteligência artificial, metaverso e NFTs. “Ficamos felizes com a repercussão do seminário e já estamos trabalhando para um novo evento”, disse a Jussiane Siqueira, fundadora do PI  Female.   

Realizado na sede da ABPI, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo e tradução simultânea, o seminário teve palestra magna presencial da pesquisadora Erin Young, do Alan Turing Institute. Ela tratou sobre as novas tecnologias e questões éticas envolvendo a inteligência artificial.  

O tema também foi abordado pela debatedora Maria Angélica Garcia, adida do governo britânico de Propriedade Intelectual para a América Latina. As palestras foram de Natália Ruschel, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Rafaela Guerrante, do INPI; Marie-Hélène Béland, do consulado do Canadá; Charlotte Guillard, do IPO (Intellectual Property Office), do Reino Unido; Jia Yi, da Embaixada de Cingapura; e Sabrina Konrad, do IPI (Federal Institute of Intellectual Property), de Berna, Suíça.

Depois de pausa para almoço, o seminário prosseguiu com debates sobre diversidade e equidade de gênero. Na sequência da palestra inicial de Maria Beatriz Dellore, adida regional de PI para Mercosul, Guianas, Suriname e Venezuela da USPTO, os trabalhos concentraram-se no tema “Iniciativas em PI – Diversidade e Inclusão”. Rafaela Guerrante coordenou a mesa e apresentou o Comitê Estratégico de Gênero, Diversidade e Inclusão do INPI. O debate ficou ainda mais rico com as falas de Joana de Mattos Siqueira, do Comitê de Diversidade da ABPI; Kone Cesário, da UFRJ; Kamila Silva Barbalho, da Microciclo Biotecnologia; e da advogada Renata Shaw.

A mesa seguinte tratou das “Mulheres na Propriedade Industrial”, tendo como debatedoras as especialistas Elza Durham e Maria Cláudia Pinheiro. As palestras ficaram por conta de Natália Ruschel, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); e as representantes da Fiocruz Carla Maia Einsiedler e Patrícia Cristina da Costa Neves. 

A última mesa do evento trouxe os temas de Metaverso, NFTs e Blockchain, tendo como debatedora Amanda Silva e palestrantes as advogadas Julia Pazos e Mônica de Carvalho. 

Se você perdeu o evento, é possível assisti-lo no Canal da ABPI no Youtube – https://youtu.be/J-wKQ2LXCLA

 

PI Female  – Fundado em 2019, o grupo PI Female começou com 135 mulheres que atuam na área de Propriedade Intelectual, número que cresceu para 322 mulheres após o Seminário Internacional de Mulheres em PI. O objetivo do grupo, explica Jussiane Siqueira, é trocar experiências, conhecimento e compartilhar as boas práticas no mercado, bem como fortalecer a rede de diversidade e inclusão no setor. 

Patrocinado pelo IPO – UK Intellectual Property Office, SIN – Rede Britânica de Ciência e Inovação, USPTO (United States and Trademark Patent Office), INOMAPI Inovação em Propriedade Intelectual, EDURHAM Consultoria em Propriedade Intelectual e a ABPI, o 1º Seminário Internacional de Mulheres em Propriedade Intelectual levou dois anos para ser realizado. O evento só foi possível graças ao trabalho e networking do time de organizadoras integrado por Rafaela Guerrante, Elza Durham, Jussiane Siqueira, Isabela Borsani, Maria Cláudia Nunes, Maria Angélica Garcia, Maria Beatriz Dellore, Amanda Luíza Soares Silva, Alessandra Carreiro e Cristina Hori. 

O seminário é o primeiro de uma série de eventos temáticos que o grupo pretende realizar. A exemplo desta primeira edição, o 2º Seminário ocorrerá no mês de março de 2024, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, mas já em novembro deste ano o grupo promoverá um outro evento para debater a igualdade racial.

Voltar SEJA UM ASSOCIADO