Os números finais do Congresso
O 44º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI de 2024, em Porto de Galinhas, próximo à Recife, em agosto passado, confirmou vários acertos de realizar o evento em outros estados fora do eixo Rio-São Paulo. Os números do Relatório Final sobre o congresso mostram que foi atendido o principal propósito da ABPI, estatutário, aliás, de difundir a Propriedade Intelectual em todo o País e, ao mesmo tempo, manter o alto nível dos debates.
O Relatório confirmou a habitual presença de estrangeiros no evento, o maior e mais importante do gênero na América Latina, uma tendência registrada e mantida há alguns anos. Eles representaram nesta última edição um público de mais de 42 países, liderado pela Argentina e seguido pelo Chile e Paraguai.
No mundo virtual, o Relatório também confirmou este processo contínuo de internacionalização. Na visualização das páginas sobre o evento, depois do Brasil (2.435 usuários), os Estados Unidos lideram a participação (243 usuários), seguidos de Portugal (59 usuários) e Argentina (26 usuários).
No geral, foram, ao todo, de 1º a 20 de agosto, 13.262 visualizações de páginas sobre o Congresso, sendo as mais acessadas a Cerimônia de Abertura e a Plenária I (“Planos estratégicos de Inovação no Sistema Nacional de Propriedade Intelectual”).
Merece destaque o interesse sobre Inteligência Artificial, revelado em pesquisa feita após o evento. Os congressistas apontaram como mais relevantes os debates dos painéis 5 sobre “Proteção de criações e invenções geradas por IA” (58,44%); 3 sobre “Regulação da IA no Mundo” (46,75%); e 2 sobre “Como a IA está moldando a criação de conteúdo” (45,44%); além da Plenária 2 sobre “Inteligência Artificial: aplicações no Judiciário e perspectivas de regulação no Brasil”, (46,75%).
No Instagram, com um alcance* total de 29.431, o Relatório sobre o Congresso registrou 1.435 curtidas e 17.940 reproduções de vídeo, enquanto no Linkedin foram 26.606 impressões totais e 1.248 cliques. Já no Facebook o alcance total foi de 1.758 para 397 de engajamento.
Foram abertas 6.352 das seis newsletters diárias (inglês e português) produzidas no congresso. Entre as matérias mais lidas constaram a “Visita à Stellantis”, “Congresso da ABPI: a aventura do conhecimento”, “Autonomia Financeira do INPI em debate” e “Prêmio Patente do Ano”
*Número de pessoas que entraram em contato com a rede social.