A Inteligência Artificial na pauta do Congresso
A exemplo de sua participação destacada na elaboração da Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), a ABPI busca protagonismo nos debates sobre a regulamentação da Inteligência Artificial. Não é por outra razão que o assunto – e a sua conexão com a Propriedade Intelectual – será contemplado em painéis específicos do 44º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI. Sob o tema “Acelerando para o Futuro: Propriedade Intelectual e Ética frente às Novas Tecnologias”, o congresso ocorrerá nos dias 12 e 13 de agosto próximos, em Porto de Galinhas, Recife.
No primeiro painel será apresentado o case do Porto Digital de Recife, um dos mais importantes centros tecnológicos do País. O painel 2 vai debater a IA na indústria de conteúdo e seu impacto sobre atores, dubladores e artistas. O painel 3 vai tratar da regulação da IA no mundo e suas perspectivas para o Brasil. O painel 4 discutirá a utilização da tecnologia como ferramenta de inclusão social. Já o painel 5 debaterá a questão da patenteabilidade de invenções geradas por IA e discutirá a necessidade de intervenção humana.
Ainda o debate envolvendo temas tradicionais e jurídicos da Propriedade Intelectual estará presente em vários painéis do congresso, sempre direcionado para o viés econômico. No painel 6, por exemplo, serão discutidas as estratégias para registros de marcas não tradicionais, enquanto no painel 7 o debate envolverá uma discussão sobre os ativos de PI como alavanca financeira. O painel 8, por sua vez, terá como tema as políticas corporativas de inovação adotadas pelas empresas.
O Congresso da ABPI, o maior do gênero da América Latina, terá duas grandes plenárias (abertura e encerramento), oito painéis e oito table topics, com a presença de especialistas do Brasil e do exterior, vindos da academia, corporações, escritórios de advocacia e entidades ligadas à inovação. Na plenária de encerramento do congresso será entregue o Prêmio Patente do Ano.
Em formato híbrido, o congresso permitirá aos participantes optarem por assistir todas as plenárias, palestras e table topics de maneira presencial ou online.
Mais informações e inscrições no site do evento.
Os interessados no Congresso e que ainda não são associados da ABPI podem se tornar membros clicando aqui.