Newsletter ABPI - Edição Especial Congresso 2023 - Dia 3

Logo ABPI
Voltar

Proteção de dados regulatórios deve garantir acesso a novos medicamentos

Data Protection na Indústria Farmacêutica foi o tema do painel 10, com a participação de Caitlin Mulholland, professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e Christian Jervelund, sócio da Copenhagen Economics e moderação de Ana Cristina Müller.

Na fala de Jervelund o foco foram as questões ligadas à proteção de dados regulatórios (RDP) e os benefícios de se adotar esse tipo de dispositivo. Um estudo apresentado pelo especialista mostrou que os países com RDP têm uma disponibilidade média de 31,5% dos medicamentos lançados nos últimos cinco anos em comparação com apenas 11% de disponibilidade para países sem RDP. “O Brasil registra um índice intermediário, de 23,1%. Para o Brasil há um grande potencial de crescimento havendo a adesão a RDP, com grandes possibilidade de novos investimentos em estudos clínicos e comercialização de medicamentos, além de mais desenvolvimento para a indústria brasileira do setor ”.

A professora e pesquisadora Caitlin Mulholland abordou em sua apresentação pontos relacionados às pesquisas clínicas, para ela, um aspecto anterior à constituição de dados médicos relacionados ao desenvolvimento de medicamentos e indispensável para a possibilidade de fornecimento de medicamentos.

Caitlin também ressaltou questões fundamentais, em relação a dados pessoais e pesquisas clínicas, que se conectam entre a lei geral e os resoluções da área de saúde: os níveis de anonimização, a revogação do consentimento e a portabilidade e deleção de dados.

 

Voltar SEJA UM ASSOCIADO